Abertura da 6ª Conferência Nacional das Cidades lota Câmara

por Konrad Felipe/Assessor de imprensa da Câmara de Barra do Garças — publicado 11/05/2016 16h50, última modificação 11/05/2016 17h57
Na noite de terça-feira (10/5) a Câmara de Barra do Garças sediou a abertura da 6ª Conferência Nacional das Cidades. A abertura lotou plenário da câmara e contou com a participação dos vereadores Kiko (PT), Dr. Joãozinho (PDT) e Ronaldo Couto (PMDB), além do deputado estadual Baiano Filho (PSDB) e do secretário estadual das Cidades Eduardo Chiletto.

Na noite de terça-feira (10/5) a Câmara de Barra do Garças sediou a abertura da 6ª Conferência Nacional das Cidades. A abertura lotou o plenário da câmara e contou com a participação dos vereadores Kiko (PT), Dr. Joãozinho (PDT) e Ronaldo Couto (PMDB), além do deputado estadual Baiano Filho (PSDB) e do secretário estadual das Cidades, Eduardo Chiletto.

O secretário Eduardo Chiletto disse que a conferência é a oportunidade para debater o futuro das cidades. “Discutir esses temas é fundamental para termos a cidade que nós queremos”.

O deputado estadual Baiano Filho elogiou a mobilização da sociedade barra-garcense. “Ver a Câmara Municipal cheia com pessoas discutindo política é muito bom para a comunidade”, acrescentou.

O vereador Dr. Joãozinho lembrou que a população indígena corresponde a dez por cento da população da cidade e que é determinante propor ações para essa comunidade. “Políticas públicas para a comunidade indígena é de fundamental importância para o município”.

A Conferência é o instrumento de garantia da gestão democrática para a promoção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano.

Sob a temática “A Função Social da Cidade e da Propriedade” e orientada para a busca de “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”, a 6ª Conferência Nacional das Cidades está prevista na Lei 10.257/2001- Estatuto da Cidade e conta com etapas preparatórias municipais e estaduais.

A Conferência é uma oportunidade de participação e pactuação política ao construir um espaço para a sociedade compartilhar a elaboração e avaliação das políticas públicas: Habitação, saneamento básico, transporte e mobilidade urbana, acessibilidade e programas urbanos.