Acrimat em Ação realiza evento em Barra do Garças e supera expectativas, Miguelão participa

por Konrad Felipe/ Assessor de imprensa da Câmara de Barra do Garças — publicado 20/04/2016 13h15, última modificação 20/04/2016 16h41
Na manhã de sábado (16/4) Barra do Garças recebeu o projeto Acrimat em Ação 2016 que leva informação técnica de qualidade aos produtores da região do Vale do Araguaia. O evento aconteceu no Hotel Odara Araguaia e contou com a participação do presidente da Câmara, vereador Miguelão (PSB), além de produtores rurais e estudantes do agronegócio.

Na manhã de sábado (16/4), Barra do Garças recebeu o projeto Acrimat em Ação 2016 que leva informação técnica de qualidade aos produtores da região do Vale do Araguaia. O evento aconteceu no Hotel Odara Araguaia e contou com a participação do presidente da Câmara, vereador Miguelão (PSB), além de produtores rurais e estudantes do agronegócio.

A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) debateu, durante o evento, com os participantes dados sobre a atual situação da produção de proteína vermelha. A chamada Rota 2 iniciou sua caravana no dia 12 de abril em Vila Rica, passando por Água Boa dia 13, Cocalinho 14, Barra do Garças dia 16 e encerrando na última segunda-feira 18/4 em Rondonópolis.

A comitiva rodou 12 mil quilômetros do trajeto em 6 veículos, composta pela equipe técnica e estratégica da Acrimat, imprensa e os parceiros.

Marcos Dias, segundo Diretor Secretário da Acrimat e um dos principais representantes da instituição na região, falou sobre a escolha da cidade para sediar o evento. “Barra sempre foi referência na pecuária, e por isso não poderia estar de fora dessa caravana. Barra é uma cidade que possui mão de obra qualificada e nós pecuaristas sempre estamos atentos a representatividade da cidade na pecuária. A Acrimat é uma instituição que representa 5 mil associados no Estado e tem papel fundamental em facilitar as conversações entre o poder público e os pecuaristas”.

O presidente do Fundo de Apoio à Bovinocultura de Corte de Mato Grosso (Fabov), Jorge Antônio Pires de Miranda, falou sobre a ação da Acrimat e a CPI dos Frigoríficos.” Esta é a oportunidade do produtor se atualizar. Apesar de Mato Grosso ter a arroba mais barata do Brasil, as instituições trabalham para que a nossa qualidade de rebanho e pastagem sejam as melhores. Sobre a CPI dos Frigoríficos, acho positiva para o produtor porque muitos frigoríficos fecharam em nosso Estado. Quando fui presidente da Acrimat impetramos uma denúncia no CADE que apontava uma caracterização de cartel, não obtivemos êxito na época, mas creio que essa CPI será uma grande oportunidade para melhorar a competitividade entre os frigoríficos”.

O secretário de Indústria e Comércio do Município e presidente do Sindicato Rural de Barra do Garças, Vilmondes Tomain, foi um dos articuladores do evento da Acrimat na cidade. “Essa ação valoriza a nossa cidade e região, porque atualiza os produtores e os acadêmicos que tem interesse em saber mais sobre as técnicas do mercado”.

“Essa caravana da Acrimat é muito importante para o desenvolvimento pecuário na região do Vale do Araguaia. Gostaria de ressaltar a participação das faculdades onde puderam tirar suas duvidas com relação à pecuária, isso demonstra que nossa cidade está preparada para o desenvolvimento”, ressalta o presidente da câmara, vereador Miguelão.

Associação dos Criadores de Mato Grosso

A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), fundada em 17 de setembro de 1970, é uma entidade representativa, sem fins lucrativos, que abrange todo o Estado de Mato Grosso. O rebanho bovino mato-grossense é de aproximadamente 28 milhões de cabeças, o maior do Brasil. Atualmente, a entidade reúne 2.000 associados em seu quadro. Para poder atender melhor os pecuaristas de Mato Grosso, o Estado foi dividido em oito regiões-pólos, cada uma com um representante escolhido pelos criadores. Em cada região, um diagnóstico é realizado, que pontua as necessidades e projetos dos produtores. A Acrimat incentiva a criação, a preservação, a seleção e o intercâmbio dos criadores de gado bovino, independente de raça e origem.