Audiência Pública debate controle populacional de cães e gatos e a criação do Centro de Zoonose em Barra do Garças

por Konrad Felipe/Assessor de imprensa da Câmara de Barra do Garças — publicado 29/04/2016 17h55, última modificação 29/04/2016 18h01
Os vereadores Mandioquinha (PDT) e Com.Barbosa (PMDB) participaram da audiência pública promovida pela OAB, Anjo de Quatro Patas, Amigos dos Animais e sociedade civil organizada, que aconteceu no plenário da câmara na noite de quinta-feira (28/4).

A audiência buscou discutir as necessidades de políticas públicas para o controle e tratamento adequado desses animais no município, bem como a criação do centro de zoonose.

Os participantes, de um modo geral, destacaram a necessidade de apoio às associações que acabam por realizar o papel do Estado no recolhimento, tratamento e castração de animais de rua (especialmente cães e gatos), que vivem de doações. Por realizar o trabalho que seria público, pedem apoio financeiro para continuar os atendimentos.

O vereador Mandioquinha disse que pretende montar uma comissão para angariar recurso através de emendas parlamentares para a construção do centro de zoonose. “Creio que as instituições aqui reunidas não precisam entrar na justiça para que Barra do Garças tenha um centro de zoonose, vamos montar uma comissão para estar indo a Brasília e Cuiabá para conseguirmos construir esse centro”.

“Eu fico contente em participar dessa audiência, porque na minha opinião faltava uma certa conscientização da sociedade organizada em estar divulgando essa ação. Creio que a partir de agora o prefeito Roberto Farias vai se atentar para que o centro de zoonose seja construído, porque é importante lembrar que estava em seu plano de governo. Junto com a bancada de vereadores de sustentação, vamos cobrar o prefeito para que esse centro saia do papel”, lembrou o vereador Com. Barbosa.

Ao final, como proposta, as organizações se comprometeram em gerar um relatório especificando o projeto do centro, incluindo custos para que um grupo de trabalho (comissão) seja formado para desenvolver ações com cobranças das autoridades como a criação de uma lei tratando da proteção dos animais.