Câmara de Barra do Garças envia resposta à CPI dos Frigoríficos

por Konrad Felipe/Assessor de imprensa da Câmara de Barra do Garças — publicado 09/06/2016 16h20, última modificação 09/06/2016 16h26
A Câmara Municipal de Barra do Garças em parceria com a Secretaria Municipal de Industria, Comércio e Desenvolvimento Rural, enviou para a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Frigoríficos da Assembleia Legislativa, a resposta aos requisitos solicitados.

A Câmara Municipal de Barra do Garças em parceria com a Secretaria Municipal de Industria, Comércio e Desenvolvimento Rural, enviou para a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Frigoríficos da Assembleia Legislativa, a resposta aos requisitos solicitados.

Durante a sessão de segunda-feira (6/6) da câmara de Barra do Garças foi lido o relatório do ofício que responde o ato de requisição de documentos n° 056/2016. E no dia 16 de junho Nova Xavantina sediará mais uma reunião da CPI. A reunião acontece na Câmara Municipal, às 15h, onde foram convocados prefeitos de Vila Rica, Canarana, Barra do Garças e Nova Xavantina.

As reuniões no interior do Estado seguem, no dia 30 de junho, às 15 horas, em Rondonópolis; dia 7 de julho, às 15 horas, polo de Juara, que vai contar com a convocação dos prefeitos de Brasnorte, Juína, Juruena e Juara; dia 8 de julho, às 15 horas, pelo polo de Sinop, estão definidos prefeitos de Sorriso, Matupá e Sinop.

E fechando a programação pelo interior, a equipe técnica da CPI dos Frigoríficos programou o polo de Alta Floresta, no dia 14 de julho, às 15 horas, com representantes e prefeitos de Nova Monte Verde, Nova Canaã, Colíder e Alta Floresta.  

Confira as espostas aos requisitos solicitados:

1 – População do município, último senso 56.560 habitantes, população estimada IBGE-2015 58.398 habitantes.

2 – 01 Planta SISE (fechada) 01 Planta SIF (fechada) 01 Planta SIF (em funcionamento).

3 – 01 Planta SISE, fechada há 06 anos, Empresa que gerava 100 empregos diretos e abastecia o comercio local, foi fechada por desacordo entre os sócios, fato que dificultou a situação dos comerciantes de carnes, pois hoje adquirem carnes de um frigorífico da cidade de Nova Xavantina.

01 Planta SIF, fechada há aproximadamente 10 anos, Frigorífico Grupo Bertim, incorporado ao Grupo JBS/FRIBOI, sendo este frigorífico estratégico e de grande importância para o Estado e o Município, por ser de porte médio com capacidade de abate para 400 cabeças dia, gerando 300 empregos diretos, sendo o mesmo “lista geral”.

SUGERIMOS QUE: A mesma poderá se adequar para a instalação de um fábrica de produtos de higiene e limpeza (como é o caso da Minuano que pertence ao grupo JBS/FRIBOI, que detém a planta fechada, ou até mesmo se adequar para a instalação de um frigorífico para abate de animais de pequenos e médios porte (aves, suínos, ovino e caprino), podendo assim, fomentar as atividades dos pequenos e médios produtores, com parte atendendo a região, ou ainda transformar o local em estabelecimento para a industrialização de carnes.

SALIENTAMOS ainda que a citada planta foi financiada pelo Projeto de Desenvolvimento da Amazônia Legal – SUDAM, e está fechado, não atendendo assim os objetivos propostos, deixando de cumprir o papel de desenvolvimento da Amazônia Legal, na geração de emprego para a população.

4 – Sim, estatisticamente o município perdeu população, no índice populacional o município já ocupou a 4ª posição, e hoje ocupa a 8ª posição, por isso a abertura das plantas fechadas especialmente o Grupo Bertim, é importante pois o município tem um déficit considerável de emprego especialmente na população jovem.

5 – Sim, houve migração, pois a época do fechamento, muitos funcionários, tanto da parte administrativa, quanto da parte operacional, foram para outras cidades do estado e até para outros estados, buscando novo emprego na mesma área.

6 – Na planta Grupo Bertin, (SIF) 300 empregos.

7 – Nas plantas fechadas SIF e SISE, 1500 empregos.

8 – Sim, existe um Curtume do Grupo JBS/FRIBOI, que faz a semi-industrializaçãoo do couro, e o acabamento é feito em outra unidade, o mesmo gera 300 empregos diretos.

9 – Sim, houve fechamento, de transportadoras de boi em pé e transportadoras de carne congelada ou resfriada, e ainda fechamento de lava rápido que faziam lavagens e limpezas de caminhões de transportes bovinos, além do fechamento de pequenos negócios do setor de alimentação que funcionava nas proximidades das empresas, havendo uma diminuição de emprego bastante elevada, com demissão em massa.

10 – A repercussão girou em torno de açougueiros, pois a planta fechada com SISE, fazia a distribuição de carnes no comercio local, por ser um município com um dos maiores rebanhos.

A planta com SIF – Grupo Bertim, provocou além do desemprego, a necessidade de famílias migrarem-se para outras regiões em busca de emprego, prejudicando escolas dos filhos, com prejuízos maior para os filhos que cursavam Faculdade. Dificultando o comércio de bovinos de corte vivo, diminuindo opções de vendas para os produtores, visto que o município de Barra do Garças,é um dos maiores produtores de bovinos de corte do Estado. A importância social da atividade é muito grande, contribui com a geração de emprego e renda, com os salários promoveria um bom aquecimento no comércio de modo geral, além de promover melhorias na arrecadação de tributos municipal, estadual e federal. Exemplificando que a plante existente (SIF) em funcionamento é a maior geradora de empregos no município.

11 – A expectativa de arrecadação de imposto municipal, à época da instalação das empresas, foi muito positiva, pois gerou uma melhoria, tanto com os tributos gerados pelas empresas, quanto pelos funcionários que aqueciam as vendas do comércio local, provendo assim a fixação das famílias na cidade.

12 – Mesmo com a transferência das atividades paralisadas, para a empresa JBS/FRIBOI, (SIF), em funcionamento, houve sim uma queda significante na arrecadação municipal, pois o fechamento das próprias plantas SIF e SISE, por si demonstraram isso, e ainda um prejuízo maior pelo fechamento de empresas que viviam em função dos frigoríficos fechados, como prestadores de serviços dos ramos de transporte, açougue, trabalhadores informais de alimentação, entre outros que paralisados, deixaram de contribuir.

13 – A planta fechada SISE, não recebeu incentivo fiscal, por ser de pequeno porte, recebeu do município apenas apoio logístico por parte do município. A planta com SIF também não recebeu nenhum tipo de incentivo fiscal ou logístico.

14 – Não, o que houve à época foi apenas um termo de cooperação técnica para cedência de servidores capacitados para atuarem nos dois estabelecimentos nos serviços de inspeção interna.