Câmara de Barra do Garças inova com transmissão das sessões ao vivo via rádio/tv web

por chocolate — publicado 16/04/2019 14h30, última modificação 16/04/2019 14h30

Na noite de segunda-feira (15), no Plenário da Câmara Municipal, os vereadores se reuniram para a realização da 88ª Sessão Ordinária. As galerias estavam tomadas por populares e estudantes que se fizeram presentes para acompanhar a sessão. Um dos projetos em pauta foi o da CPI das Águas de Barra do Garças O documento já lido na semana passada aponta ilegalidades em serviços prestados pela concessionária e recomenda a devolução em dobro do valor da tarifa de esgoto cobrado de cada morador.

Instalada em 30 de outubro de 2018, a CPI é composta pelo presidente Cleber Fabiano Ferreira (DEM), pelo relator Gabriel Pereira Lopes, o Zé Gota (PRB), e pelo membro João Rodrigues de Souza, o Joãozinho (PDT). Como suplentes estão os vereadores Sivirino Souza dos Santos (PMDB), Alessandro Matos do Nascimento, o Alex Matos (PRB), e Celson José da Silva Sousa (PV).

Segundo o relator Zé Gota, ao longo desses meses, a comissão se debruçou em legislações que atravessam a política de saneamento básico do município. O resultado foi a apuração de uma série de ilegalidades, a partir do não cumprimento de leis municipais e federais.

As denúncias da população também foram fundamentais. Foram a partir delas que a comissão concluiu a necessidade de se investigar o possível vazamento de esgoto não tratado no rio Araguaia. O fato pode ser apurado pelo Ministério Público Federal.

O vereador Paulo Raye (MDB), pediu vista dos projeto e o mesmo deverá ser votado na próxima sessão.

Caso o projeto seja votado e aprovado, copias do documento serão enviadas à concessionária e ao Poder Executivo. Também recebem o relatório, a Justiça de Barra do Garças, o Ministério Público Federal e a Agência Reguladora de Serviços Públicos (Ager), responsável em fiscalizar concessionárias atuantes no município. Esses órgãos que tomarão as devidas providências, como a aplicação de multa e outras penalidades.

A CPI ainda prevê a interposição de uma ação popular em nome de vereadores, pedindo a imediata suspensão da cobrança da tarifa de esgoto. A sugestão, que deverá ser votada na 89ª Sessão, onde solicita ainda a devolução em dobro do valor cobrado " indevidamente" dos moradores.

. A Águas de Barra do Garças afirma que cumpre a legislação. Segundo a concessionária, os serviços prestados e as tarifas cobradas estão de acordo com as regras contratuais.

NOVA ILUMINAÇÃO E TRANSMISSÃO AO VIVO

Vereadores e populares constaram duas boas surpresas na realização da 88ª Sessão Ordinária realizada na noite de segunda-feira (15).

A primeira ficou por conta do moderno sistema de iluminação que galeria e plenário ganharam, ampliando a visibilidade dos presentes, que notaram a diferença e, ao final da sessão elogiaram o novo sistema.

Outro ponto positivo foi a inauguração da TV Câmara e Rádio Câmara que, através dos seus portais, deram início as transmissões ao vivo, em tempo real, da sessão ordinária realizada ontem.