Depois de sucatear iluminação pública, prefeitura quer privatizar serviço

por Konrad Felipe / Assessor de imprensa da Câmara de Barra do Garças — publicado 28/02/2018 16h18, última modificação 28/02/2018 16h18
Está aberto o edital de consulta pública de licitação, na modalidade concorrência pública, para contratação de parceria público-privada na modalidade de concessão administrativa para a prestação dos serviços de iluminação pública no Município de Barra do Garças.

Na noite da última quarta-feira (21/2) foi realizada a primeira audiência pública, no plenário da Câmara de Barra do Garças, sobre a concessão com o intuito de esclarecer diversos pontos sobre o projeto de Parceria Público-Privada (PPP).

Perguntada sobre a concessão da iluminação pública, a secretária de administração disse que “Pelo visto não é tanto o interesse da população, mas como o prefeito se preocupa muito com a questão do embelezamento e da segurança, vamos tentar".

Pela primeira vez na história de Barra do Garças uma licitação será de caráter internacional. "Essa licitação será de caráter internacional por se tratar de uma licitação de grande porte, porque as licitações dependem do objeto. Como por exemplo, medicamentos, areia, entre outros, que são menores e feitos a nível estadual. Por isso decidimos que essa  licitação da iluminação pública seria internacional”, explica a secretária de administração, Patrícia Saraiva.

O vereador Dr. Neto (PSB), favorável à privatização da iluminação, falou sobre a parceria. “Achei positivo o que foi apresentado pela empresa, é um modelo diferente. Concessão de parceria público-privada nunca passou pela câmara. Na minha opinião, uma concessão de 30 anos como está colocada no edital é muito longa. Acho que essa discussão do tempo deve ser debatida com os vereadores para que esse tempo seja menor. Sei que a prefeitura não tem condições de investir para o melhoramento da iluminação pública e a minha maior preocupação é com a segurança dos moradores que estão em ruas que não possuem nenhuma lâmpada”.

De acordo com Álvaro Pissarra da Alpha Concessões, a elaboração do projeto aconteceu em um período de dois meses e envolve a parte de engenharia elétrica, a viabilidade financeira, adequando os recursos do município às necessidades do projeto de engenharia, e também a parte jurídica, atendendo à legislação na proposta. O projeto prevê investimento de R$ 32 milhões para implantação das luminárias e o sistema de controle e gestão em uma central.