Entrega de títulos de cidadania lota Câmara Municipal

por Konrad Felipe / Assessor de imprensa da Câmara de Barra do Garças — publicado 30/11/2015 18h05, última modificação 30/11/2015 18h57
Colaboradores: Zezinho / Redator da Câmara de Barra do Garças
Com o plenário lotado, o Poder Legislativo realizou sessão solene na noite de sexta-feira (27/11), para entrega dos títulos de Cidadão Barra-garcense à 18 agraciados que são destaques e contribuem para a história do município.

Com o plenário lotado, o Poder Legislativo realizou sessão solene na noite de sexta-feira (27/11), para entrega dos títulos de Cidadania Barra-garcense à 19 agraciados que são destaques e contribuem para a história do município. A cerimônia foi organizada pela gestão “Câmara Moderna para Todos” conduzida pelo presidente Miguelão (PSD), no plenário “Vereador Manoel Pereira Brito”.

Participaram da sessão solene o vice-prefeito de Barra do Garças, Mauro Piauí (PT), secretária de Cultura, Elvira Leite, venerável da Loja Maçônica Portal de Aquários, João Carlos do Prado, Ata Mohammad, Major Ranie Sousa do Corpo de Bombeiros, Clodoaldo da Silva ex-vereador, ex-vereadora Fátima Rezende, professora Ana Maria e familiares dos homenageados e convidados.

O presidente da Câmara, vereador Miguelão, durante a outorga dos títulos, disse estar extremamente honrado em outorgar os títulos de cidadania, segundo ele, pela relevância em reconhecer o compromisso, empenho, amor e dedicação dos homenageados em relação à Barra do Garças. “Os projetos de resolução quando apresentados, não caracteriza uma vaidade aos homenageados, mas sim o reconhecimento do compromisso que eles têm com a nossa cidade”, disse.

Miguelão também fez questão de parabenizar todos os vereadores que tiveram a ideia de indicar os títulos aos agraciados. “Que esses títulos sejam tão importante para os agraciados como é para todos nós”.

 

Histórico dos agraciados

SEVERIANO ALVES MOREIRA  é natural da cidade de Santa Maria da Vitória-BA, filho de João Alves Moreira e de dona Júlia Maria da Conceição (ambos naturais da cidade de Santa Maria da Vitória), veio da Bahia com 10 anos de idade acompanhado do pai e do cunhado do pai dele, “João Baiano”, com destino à Ponte Branca-MT.

Quando chegou em Barra do Garças, no ano de 1962, trabalho na construção civil (antiga Sudaniza, hoje a empresa Friboi) por 11 anos, passou a trabalhar como soldador na Torneadora Uberlândia com o Tião e na mineração São José, onde acabou sofrendo um acidente que o deixou internado no Pronto Socorro de Queimaduras da cidade de Goiânia-GO, por 6 meses.

Retornando a Barra do Garças, após seu tratamento, trabalhou de vendedor de picolé e foi através da idéia de um amigo que começou a vender espetinhos (atividade que exerce há 30 anos e até data de hoje).

ADERICO COELHO DA SILVA  é natural da cidade de Cícero Dantas-BA, onde nasceu em 28 de maio de 1943, filho de Astério Coelho da Silva e de dona Corina Lourenço da Silva, chegou em Barra do Garças no dia 27 de setembro do ano de 1962.

Em nossa cidade exerceu várias atividades, tornou-se servidor da Prefeitura Municipal no ano de 1976, atuando em várias funções, atualmente é músico atuante na Banda Municipal Ofélia Dondo.

Foi um grande colaborador do Barra do Garças Futebol Clube, atuando como massagista em várias competições do nosso clube, foi ainda servidor do Fórum local, na função de Oficial de Justiça.

É casado com dona MARIA DAS GRAÇAS ALEXANDRE, e pai de dois filhos:  sendo Ana Paula Alexandre da Silva, de sua união com a Sra. Maria das Graças, e Junior Cesar Coelho da Silva do seu primeiro casamento com a Sra. Anita Xavier.

HEROS PENA é natural da cidade de Araxá-MG, onde nasceu em 13 de abril de 1978,  filho de Rui Pena e de dona Venina Magali Pena,  chegou em Barra do Garças em agosto de 2010, exercendo a atividade advocatícia, como profissional autônomo.

Atualmente exerce os cargos de Advogado e Procurador Geral da Câmara Municipal.

É casado com dona GRAZIELE BORGES DE OLIVEIRA PENA e pai de 1 filho: HEITOR BORGES DE OLIVEIRA PENA.

ANDRÉ LUIZ SBROGGIO é paulista, veio para Barra do Garças em 1988, tem 2 filhos, foi professor em nossa cidade no ensino médio público e particular e em cursinhos pré-vestibulares. Formado em Química na FEV/SP e com especialização em Química Ambiental UNIRONDON. É participante assíduo de vários Congressos e Seminários de Criminalística, é Perito grafotécnico com atuação em Barra do Garças e Aragarças, atualmente é Gerente de Criminalística da POLITEC em Barra do Garças.

ANTONIO MARCOS GUIMARÃES é natural da cidade de Mutunópolis-GO., onde nasceu em 09 de novembro de 1971, filho de Adolfo Vieira Guimarães e de dona Onofra Rodrigues Guimãraes e que chegou em nossa cidade no ano de 1997.

É bacharel em Direito, servidor público federal como Agente de Policia Federal, e desde o ano de 2000, é pastor membro da Igreja Casa da Benção, sendo um cidadão de bem, trabalhador e cumpridor de suas obrigações e que tem prestado valorosos serviços à comunidade barra-garcense, especificamente através da Casa de Benção, onde exerce um trabalho espiritual e ações de cunho social, direcionado às pessoas mais necessitadas.

É casado com dona Sandra Pereira da Silva Guimarães, também pastora,  e com quem teve dois filhos: Antonio Marcos Filho e Daniel Marcos.

LUIS CLÁUDIO PEREIRA DA CRUZ (Capitão do Bombeiro Militar) é natural da cidade de Cuiabá-MT, onde nasceu em 23 de abril de 1985, filho de José Luis Corrêa da Cruz e Dona Alice Pereira da Cruz, e que chegou em Barra do Garças no dia 09 de setembro de 2009.

Ingressou no Corpo de Bombeiros no dia 11 de março de 2004, tendo participado de vários cursos de aperfeiçoamento  e estágios e em Barra do Garças exerceu a Chefia da Seção de Segurança Contra Incêndio e Pânico da 1ª CIBM, em seguida foi Comandante Adjunto dessa Companhia e atualmente exerce o posto de Comandante.

Através da 1ª Cia de Bombeiros Militar realizou em Barra do Garças, os seguintes feitos: Implantação do Projeto Social Bombeiros do Futuro,  Realização do Estágio de Capacitação de Socorristas, Reforma dos quartéis do Corpo de Bombeiros, Realização da Corrida Homens do Fogo, Seção de Segurança Contra Incêndio e Pânico e Participação da Banda de Música do CBM-MT.

É casado com a Dona CREIDIANE SANTOS PAIVA DA CRUZ, com quem teve uma filha: LUANE PAIVA CRUZ.

ANTONIO FERNANDO FERREIRA MIRANDA é natural da cidade de Nova Xavantina-MT, onde nasceu em 10 de maio de 1952, filho de Bento Pereira Miranda e de dona Alice Ferreira Fraga, veio para Barra do Garças no ano de 1964.

No ano de 1976 mudou-se para São Paulo onde cursou a Faculdade de Ciências Contábeis, pela Universidade de Taubaté/SP regressando para Barra do Garças em dezembro de 1980, quando iniciou sua carreira profissional, lecionando por 19 anos no curso Técnico em Contabilidade, na escola Gaspar Dutra, colaborando na formação de milhares de alunos, que hoje são empresários e outros atuam na própria área contábil como Professores e Contadores.

De 1994 a 2004 lecionou na Faculdades Univar, onde por diversas vezes teve seu nome como nome da turma ou professor homenageado nas formaturas e em meados de 2004 até a presente data leciona no Curso de Ciências Contábeis, pelas Faculdades Cathedral.

Aposentado em 14 de abril de 2012, após 38 anos de atividade junto à Seduc, ocupando o cargo de Professor e Técnico Educacional.

SEBASTIÃO DO CARMO E SOUZA é natural da cidade de Piranhas-GO, onde nasceu em 11 de maio de 1945, e que chegou em Barra do Garças no ano de 1972. Nascido em família pobre porém trabalhadora, aos 17 anos de idade mudou-se para a cidade de Franca-SP, onde iniciou a atividade como mecânico, sendo funcionário de uma empresa de montagem da linha Volkswagen, onde teve a oportunidade de aprender muito sobre a profissão.

Chegando em Barra do Garças SEBASTIÃO DO CARMO E SOUZA instalou sua empresa a Loja Carmo, especializada em tecidos e confecções que esteve em atividade por 10 anos e em 1983 instalou a Oficina Torneadora que hoje é uma empresa sólida que presta um brilhante serviço à nossa cidade.

Como Pastor da Igreja Assembléia de Deus já dirigiu mais de 7 igrejas em Barra do Garças e região e mesmo aposentado dirige a Igreja Assembléia de Deus – Ministério Madureira, do bairro Jardim Domingos Mariano.

No ano de 1967 casou-se com dona LAIS GOUVEIA SOUSA, também natural da cidade de Piranhas, com quem teve 5 filhos:  ROBSON KLEBES DO CARMO GOUVEIA, CLEOMAR DO CARMO GOUVEIA, PAULO HENRIQUE DO CARMO GOUVEIA, SANDRA DO CARMO SOUSA e CLÁUDIO CESAR DO CARMO GOUVEIA, que lhe deram 10 netos e 1 bisneto.

JOÃO ABADIO DE OLIVEIRA (1° Sargento da Polícia Militar) é natural da cidade de Piranhas-GO, onde nasceu em 14 de agosto de 1965, filho de Antonio de Oliveira Gonçalves  e Dona Luzia Benta Gonçalves, casado com a Sra. Maria Piedade Freitas Oliveira.

Concluiu seus estudos do Ensino Médio no Colégio Estadual Dr. Rubens de Aguirre, em Aragarças-GO, ingressou no Exército Brasileiro – 58º Bimtz em 30/01/84 e ao sair do Exército ingressou nas fileiras da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, em 25 de outubro de 1987, tendo participado de vários cursos na esfera civil e militar.

Tem prestado valorosos serviços à comunidade barra-garcense, através de suas atividades junto ao Comando da Policia Militar, sendo um policial íntegro, dedicado e responsável, cumpridor das atribuições a ele confiadas, sempre zelando pela ordem, segurança e a tranqüilidade de todos.

MOHAMMAD ATA MOHAMMAD LEIMOUN nasceu na Palestina, no dia 16 de julho de 1987 e veio para Barra do Garças no ano de 1997.

A família LEIMOUN veio para nossa cidade no ano de 1967 e desde então se tornou uma família de empreendedores no comércio local.

MOHAMMAD é casado e pai de dois filhos, sendo um grande empresário barra-garcense, proprietário das lojas Mil Coisas e Utilidades, Importados 1,99, Hotel Serra Azul, dentre outros empreendimentos, que gera mais de 108 empregos diretos, colaborando muito com o desenvolvimento de nossa cidade.

SEBASTIÃO DO CARMO NOGUEIRA, conhecido como Tião da Sorveteria, é natural da cidade de Piranhas-GO, onde nasceu em 04 de maio de 1962, filho de Ladário Tertuliano Nogueira  e Dona Gerônima do Carmo Nogueira, e veio para Barra do Garças no ano de 1985.

Em nossa cidade trabalhou na empresa Casas Pernambucanas, trabalhou no Supermercado Pirani e atualmente é comerciante no ramo de sorveteria, sendo um grande empreendedor que sempre deu valorosa contribuição à nossa cidade.

É casado com dona SOLÂNGELA PAULA E. SILVA, com quem teve 3 filhos: ARTHUR CÉSAR SILVA NOGUEIRA, ISADORA SILVA NOGUEIRA e ROBERTO BORGES NOGUEIRA.

JOSÉ GOMES DOS SANTOS conhecido por todos como “ZUCA” é natural da cidade Oliveira do Brejinho-BA”, nascido em 03 de dezembro de 1954, filho de Matias Francisco dos Santos e de dona Maria Gomes da Silva Santos, chegou em Barra do Garças no ano de 1972.

Em nossa cidade exerceu várias atividades, dentre elas Diretor Executivo do SPC, no ano de 1978, atualmente é comerciante no bairro Jardim Piracema, sendo um cidadão bastante conhecido, pois têm convivido todos esses anos em nosso meio, como uma pessoa ativa em nossa sociedade, sempre esteve presente nos eventos festivos e comemorativos de nossa cidade.

É casado com dona ANA MARIA DE SILVA SANTOS, com quem teve três filhos: WEDER DA SILVA SANTOS, CRISTIANO DA SILVA SANTOS e WIGH DA SILVA SANTOS, que lhe duas netas.

SIDNEI PEREIRA DE CARVALHO é natural da cidade de Ji-Paraná-RO, nascido em 03 de abril de 1980, filho de Valdeci Constâncio de Carvalho e de dona Luzia Pereira de Carvalho, chegou em Barra do Garças em dezembro de 1989.

Em nossa cidade exerceu várias atividades, foi engraxate, vendedor de picolé, garçom, cobrador, Office-boy, entregador, decorador, dentre outras e estudou na Escola Irmã Diva Pimentel e Gaspar Dutra e em 1999 serviu o exército brasileiro, no 58º Bimtz.

Trabalhou na empresa Friboi, no setor de desossa e em seguida, trabalhou na empresa Flora Brasil, onde aprendeu a trabalhar com flores, o que lhe deu suporte para exercer a atividade de florista e decorador, sendo hoje sócio proprietário de uma empresa especializada em decoração e Buffet.

É casado com dona ANA PAULA GOMES DE CARVALHO, com quem teve três filhos: THIAGO, JOÃO VICTOR e SIDNEI JUNIOR.

ALINOR ONILSON FERREIRA ( 1° Sargento do Bombeiro Militar) é natural da cidade de Santo Antonio do Leverger-MT, onde nasceu em 29 de março de 1963, filho de Alinor Antonio Ferreira e de dona Maria Auxiliadora Ferreira, chegou em Barra do Garças no dia 21 de outubro do ano de 1987.

Ingressou no Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso em 20/03/1986 e atualmente como 1º Sgtº BM, pertencente à 1ª Cia. Independente de Bombeiros Militar de Barra do Garças e que através dessa importante corporação tem prestado valorosos serviços em prol de nossa comunidade.

É casado com dona CLEUSA FIRMINO DE OLIVEIRA, e pai de dois filhos: MATHEUS CARDOSO DE HOLANDA MORAES e MARCOS VINICIUS CARDOSO SOUSA BARROS, família ordeira de nossa cidade, residente na rua Pitaluga, quadra 210, lote 13, no bairro São José.

JOAQUIM FRANCISCO FERREIRA, também conhecido como KIKO FRANÇA é natural da cidade de Cavalcante-GO, onde nasceu em 19 de fevereiro de 1956,  filho de Zózimo Ferreira dos Santos e de dona Ortelina Neres dos Santos,  chegou em Barra do Garças no ano de 1982 e em abril desse ano ingressou no INCRA, como Engenheiro Agrônomo, onde trabalha até os dias atuais.

É casado com dona MARIA JOSÉ VILELA FERREIRA e pai de 2 filhos: PEDRO formado em Jornalismo e GABRIEL em Agronomia.

No desempenho de suas funções desapropriou por interesse social, mais de 100 imóveis rurais no Estado de Mato Grosso, com o saldo histórico no Brasil, assentando mais de 8 mil famílias.  Dado ao seu trabalho, em setembro de 2003, assumiu a Chefia da Unidade Avançada do Vale do Araguaia, administrando 36 assentamentos, dentre os 36 PA’s, contém 6 mil famílias assentadas em 15 municípios do Vale do Araguaia, ocupando uma área de 420 mil hectares de terras.

IZADORA LEDUR DE SOUZA DECHAMPS, é natural da cidade de Porto Alegre-RS, onde nasceu no dia 09 de junho de 1989,  filha de Pedro Sidney Figueiredo de Souza e de dona Maristela Ledur de Souza, casada com o Sr. André Luiz Dechamps,  chegou em Barra do Garças ainda criança e após alguns anos mudou-se para a cidade de Cuiabá-MT, onde morou até o ano de 2008,quando passou no concurso para o cargo de oficial do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso e aos 19 anos fez o curso de Formação de Oficiais na Academia Bombeiro Militar, do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás.  Em 26 de dezembro de 2012 apresentou à 1ª Cia. Independente de Bombeiros de Barra do Garças estando à frente das seções administrativas e de operações e, posteriormente acumulou a função de subcomandante da Companhia, participando e organizando vários eventos e projetos sociais e em meados de 2015, foi convocada a retornar à capital de nosso Estado, como 1º Tenente Bombeiro Militar.

WILLCKERSON ADRIANO CAVALCANTE, é natural da cidade de Goiânia-GO, onde nasceu no dia 23 de janeiro de 1971, filho da Sra. Maria Anastaziê Cavalcante.

Em 1994 foi aprovado em concurso, ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso, fixando residência na cidade de Cuiabá-MT.

Em 1996 mudou-se para a cidade de Barra do Garças onde assumiu a função de Comandante Adjunto da 1ª. Cia. de Bombeiros, quando, dentre outras ações, efetivou cursos de formação e capacitação de Bombeiros e Policiais Militares, além da construção da atual sede do Corpo de Bombeiros, no Porto do Baé.

Em 2013, foi nomeado Comandante Regional de Bombeiros, com sede em Barra do Garças e dentre as principais missões desenvolvidas destaca-se sua participação como Secretário do Gabinete de Gestão Integrada Municipal e Coordenador do Projeto Social Bombeiros do Futuro.

Atualmente o Ten. Cel. BM. WILLCKERSON trabalha na Diretoria da Administração Institucional do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso.

CARMEM LUCIA CALDEIRA DE MAGALHÃES nasceu na cidade de Anápolis-GO, chegou a Barra do Garças em 1954, já fazia parte do “Movimento Sem Terra na Revolução do Pindaíba”.

Formou - se em Saúde Pública na UFG, virou professora em 1977 no Colégio Estadual Dr. Rubens Correa de Aguirre, em Aragarças, em 1980; na Escola Estadual Nossa Senhora da Guia. Aposentou- se pelo Estado de Mato Grosso em abril de 2012, em Goiás – agosto de 2012.

No SINTEP – BG/PA foi eleita 1ª Secretária da ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO, (AMPE) no dia 24 de maio de 1984, em outubro de 1984, Professora Carmem assume a presidência interinamente, pois a Presidente – Professora Deuzila havia renunciado. Em 05 de março de1986, foi realizada nova eleição e professora Carmem foi eleita Presidente para o período de março de 1986 até junho de 1987

Professora Carmem é filha de MARIA CALDEIRA DE SOUZA e de  JOÃO DONATO DE SOUZA, casada com ANTÔNIO FRANCISCO DE MAGALHÃES, cujos irmãos são ISABEL, SEBASTIÃO, MARTINIANO,ANA CALDEIRA e JOSÉ DAVI. Os filhos são SILVANA SOUZA TAVEIRA, ELDER WINDSON TAVEIRA GONÇALVES, THAIS VERÔNICA CALDEIRA DE MAGALHÃES e JOÃO PEDRO CALDEIRA DE MAGALHÃES.

OSMAR NORONHA GONÇALVES  é natural da cidade de Anicuns-GO, nascido no dia 09 de fevereiro de 1959,  filho de Benedito Noronha Gonçalves e de dona Antônia Gonçalves,  chegou em Barra do Garças no ano de 1979, exercendo o cargo de presbítero e Pastor Dirigente da Congregação, sendo o 1º rapaz solteiro Congregado a Presbítero e Dirigente, naquela época e atualmente é o 1º Pastor Presidente do Mato Grosso a assumir o campo de Barra do Garças.

É casado com dona SÔNIA ELENA NORONHA GONÇALVES e pai de 4 filhas: ELIVAINY, GISLAINY, MARISLAINY e LUCIVAINY, com 6 netos.

No desempenho de suas funções já pastoreou em várias congregações como: Tesouro, Vila Rica, Porto Alegre, Ribeirão Cascalheira, Novo São Joaquim e Água Boa, realizando um grande trabalho de evangelização em todas as cidades que passou.