Miguelão marca presença no MegaLeilão 10.016 da Estância Bahia

por Konrad Felipe/Assessor da Câmara de Barra do Garças — publicado 26/04/2016 16h05, última modificação 26/04/2016 17h12
Aconteceu no último sábado (23/4) em Água Boa, a aproximadamente 236 km de Barra do Garças, a décima sexta edição do MegaLeilão da Estância Bahia Leilões. O Maior Leilão da Pecuária Mundial foi realizado de forma virtual atendendo recomendação do Ministério Público.

O MegaLeilão edição Água Boa comercializou 20.519 animais, sendo 14.538 machos, com média de R$ 1.614,00 e 5.981 fêmeas com média de R$ 1.338,00. A média geral do leilão foi de R$ 1.534,00.

Maurício Tonhá, diretor da Estância Bahia, falou sobre o MegaLeilão, um dos principais eventos da pecuária brasileira. “Fazer eventos para engrandecer nosso Araguaia e o Mato Grosso é uma responsabilidade muito grande, e pensando nisso que nossa equipe trabalha para realizarmos esse evento de referência”.

Miguelão, presidente da Câmara de Barra do Garças, parabenizou Maurício Tonhá pela realização do evento. “O Maurição é um cidadão que acredita no Vale do Araguaia, e se preocupa com o desenvolvimento econômico da nossa região, parabéns a todos os envolvidos”.

Para o prefeito de Água Boa, Mauro Rosa, o leilão é uma grande vitrine para a cidade. “Água Boa foi contemplada com esse evento que coloca o nome da nossa cidade em evidência em nosso Estado e no País. O Maurício tem total dedicação em fazer um evento de referência que dá pontos positivos na economia brasileira, parabéns a Estância Bahia e a todos os clientes”.

Édio Brunetta, diretor do Grupo Itaquerê, lembrou que o leilão movimenta a economia da região e de todo o Estado.  “O MegaLeilão é a oportunidade dos produtores conseguirem a melhor oferta com animais de excelente qualidade, além da troca de experiência entre os pecuaristas”, ressalta.

Representando a Assembleia Legislativa na abertura do evento, o deputado Nininho (PSD), na oportunidade, falou sobre a importância do MegaLeilão para a economia e sobre a CPI dos Frigoríficos, na qual preside na Assembleia.  “Estou aqui participando desse evento como deputado e como pecuarista, gostaria de parabenizar o Maurição pelo arrojo e competência em fazer aqui em nosso Estado na região do Araguaia o maior leilão de gado do mundo, fortalecendo a economia do nosso Estado”.

Sobre a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Frigoríficos, o deputado lembrou do prazo para a entrega do relatório final. “O objetivo dessa CPI é acharmos equilíbrio do segmento da carne em nosso Estado. Está se formando um monopólio nesse segmento, não podemos cometer injustiça com os pequenos e os grandes produtores, esses mega grupos econômicos financiados com dinheiro do Governo Federal está criando um monopólio e desemprego no setor. Visando isso que a CPI está trabalhando para que a economia seja novamente aquecida, fazendo com que a roda da economia volte a girar, investigando a suposta formação de cartel de frigoríficos em Mato Grosso. Estamos dentro do prazo e creio que nos 180 dias vamos entregar o relatório final”.

Além da possível formação de monopólio, a CPI apura o recebimento de incentivos fiscais e financiamentos oriundos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial em Mato Grosso (Prodeic) por parte das empresas investigadas, bem como se elas atendem às obrigações previstas nos termos de compromissos firmados com o poder público.