Pesquisa do Instituto Tiradentes aponta Miguelão, Dr. Paulo Raye e Maria do Mercado como vereadores mais atuantes de Barra do Garças

por Konrad Felipe / Assessor de imprensa da Câmara de Barra do Garças — publicado 03/12/2015 15h40, última modificação 03/12/2015 16h46
O Instituto Tiradentes publicou no dia 16 de novembro uma pesquisa de opinião realizada via consulta telefônica na cidade de Barra do Garças. A pesquisa consultou 882 pessoas durante o mês de outubro e apontou o presidente da câmara, vereador Miguelão (PSD), Dr. Paulo Raye (PROS) e a vereadora Maria do Mercado (PP) como os vereadores mais atuantes do município de Barra do Garças. Das 882 pessoas, 121 disseram que Miguelão é o vereador mais atuante, 116 responderam Dr. Paulo Raye e 110 Maria do Mercado.

O Instituto Tiradentes publicou no dia 16 de novembro uma pesquisa de opinião realizada via consulta telefônica  na cidade de Barra do Garças. A pesquisa consultou 882 pessoas durante o mês de outubro e apontou o presidente da câmara, vereador Miguelão (PSD), Dr. Paulo Raye (PROS) e a vereadora Maria do Mercado (PP) como os vereadores mais atuantes do município de Barra do Garças. Das 882 pessoas, 121 disseram que Miguelão é o vereador mais atuante,  116 responderam Dr. Paulo Raye e 110 Maria do Mercado.

O Instituto realizará entre os dias 17 e 18 de dezembro em Goiânia o “Seminário Brasileiro de Prefeitos, Vice-prefeitos, Vereadores, Procuradores Jurídicos, Controladores Internos, Secretários e Assessores Municipais”, onde os vereadores de Barra do Garças receberão a “Medalha Tiradentes – Colar de Ouro”, conferida aos políticos que obtiveram aprovação na mencionada pesquisa e que possuam idoneidade moral e relevantes serviços prestados em prol da comunidade.

O Sistema da pesquisa

O Instituto Tiradentes realiza a pesquisa através do software Sentio que realiza pesquisa por telefone, elaborando uma enquete em todos os municípios com os nomes de todos os vereadores com a seguinte pergunta “O Instituto Tiradentes está realizando pesquisa popular para saber qual é o vereador mais atuante de sua cidade”. Ao atender a chamada, o cidadão ouvirá uma mensagem solicitando que ele escolha pela tecla o telefone uma das alternativas mencionadas. Ao atender a chamada, o cidadão ouvirá uma mensagem solicitando que ele escolha pela tecla do telefone uma das alternativas mencionadas. Após as escolhas identificamos o parlamentar mais atuante.

Para realizar a enquete, o Instituto Tiradentes possui um banco de dados com mais de 120 milhões de telefones de todo o Brasil. Dependendo da quantidade de habitantes de cada cidade – Probabilidade Proporcional ao Tamanho – IBGE, são sorteados pelo computador setenta a mil e quinhentos números de telefones para fazer parte da pesquisa, objetivando sempre que os resultados representem a situação da população dos municípios. As ligações são feitas em diferentes dias e horários da semana, incluindo sábado e o período noturno (até 20h).