Reunião debate ações de participação social e controle dos serviços da saúde pública

por Konrad Felipe / Assessor de imprensa da Câmara de Barra do Garças — publicado 13/11/2017 18h30, última modificação 14/11/2017 15h45
Os vereadores Dr. Neto (PSB), Zé Gota (PRB), Garrincha dos Animais (PV), Pebinha (PDT), Dr. Cleber (DEM) e Alex Matos (PRB) participaram, na tarde de quinta-feira (9/11) na Procuradoria da República em Barra do Garças, da reunião que debateu a formatação de ações a serem implementadas para fomentar o conhecimento, a participação social e o controle dos serviços de saúde pública, com objetivo de aumentar a qualidade e transparência de tais serviços na região de Barra do Garças.

Uma das ações apontadas pelo procurador, Rafael Nogueira, é o compartilhamento dos conhecimentos sobre o funcionamento e gestão da saúde pública de Barra do Garças, através das redes sociais e ciclo de palestras.

A reunião debateu ainda as tratativas iniciadas na reunião realizada no dia 5 de outubro, buscando aumentar a qualidade e transparência dos serviços.

O procurador da república, Rafael Nogueira, explicou durante a reunião que a saúde pública é algo muito judicializado. “A saúde pública possui diversos atores, cujas atribuições não são claras à coletividade. Aliás, a divisão e trâmites internos de gestão na saúde, muitas vezes, sequer são compreendidos claramente pelos próprios operadores do direito, os quais são provocados a intervir na defesa de interesse coletivos e individuais”.

O vereador Zé Gota apontou a necessidade da participação dos municípios integrantes do consórcio intermunicipal de saúde.

Já o vereador Alex Matos falou sobre o modelo sugerido pelo procurador. “Seria o mais adequado antes de enfrentar o problema, debater e diagnosticar, buscando soluções para as dificuldades verificadas”.

Além dos vereadores, participaram da reunião o procurador da câmara, Heros Pena, a secretária municipal de saúde, Daniela Machado e o defensor público, Carlos Souza.

No final da reunião ficou marcado um evento focado na compreensão do funcionamento da saúde pública do município, com a realização de ciclo de palestras para fevereiro de 2018, com os temas voltados a informação sobre o Sistema de Saúde.