Vereadores exigem realização de concurso público na Prefeitura de Barra do Garças; intuito é garantir o equilíbrio financeiro e atuarial do Barra-Previ

por Konrad Felipe / Assessor de imprensa da Câmara de Barra do Garças — publicado 28/03/2018 14h38, última modificação 28/03/2018 14h38
Foi aprovada por unanimidade a Indicação nº 85/2018 ao Prefeito Municipal, solicitando a realização de concurso público no município de Barra do Garças. A Indicação foi assinada por todos os vereadores da Câmara de Barra do Garças e aprovada na sessão realizada na última segunda-feira (26/3).

A indicação busca atender o ofício nº 1335/2017, oriundo do Conselho do Barra-Previ, que solicita ao Executivo a realização de concurso público, com o intuito de diminuir o déficit atuarial e garantir o equilíbrio financeiro e atuarial do Barra-Previ a curto, médio e longo prazo.

A última avaliação atuarial, que serviu como base para estabelecer a alíquota patronal de 17,22%, apontou um déficit atuarial de R$ 77.222.267,89 (setenta e sete milhões duzentos e vinte e dois mil duzentos e sessenta e sete reais e oitenta e nove centavos). Devido a falta de concurso público, esse déficit e a gravidade da situação, os conselheiros decidiram - conforme recomendação do atuário da Agenda Assessoria, Álvaro Henrique Ferraz de Abreu, que disse em reunião registrada em ata que “A realização de concurso público é nosso dever de casa" - enviar ofício à câmara, prefeitura e gestora do Barra-Previ, solicitando a realização urgentemente de concurso público no município de Barra do Garças.

“Esperamos que esse pedido seja atendido logo, porque senão futuramente teremos um déficit muito grande na previdência municipal, criando um desequilíbrio no cálculo atuarial. Precisamos planejar nossa cidade para que os servidores consigam se aposentar”, explica o presidente da câmara, vereador Miguelão (PSB).