Prefeitura abre vala para readequação de aterro sanitário

por Konrad Felipe/ Assessor de imprensa da Câmara de Barra do Garças — publicado 15/12/2015 17h40, última modificação 15/12/2015 18h06
A Prefeitura de Barra do Garças abriu uma nova vala no aterro sanitário da cidade, destinado para depósito de resíduos sólidos (lixo). Para conferir os trabalhos realizados no aterro, o presidente da câmara, vereador Miguelão (PSD), visitou a obra acompanhado do secretário de Urbanismo, Lúcio Violin, e o coordenador de obras, Jairo Marques, na manhã desta terça-feira (15/12).

A vala possui 210 metros de comprimento, 33 metros de largura e seis metros de altura, servindo para evitar que o lixo possa ser escoado até o lençol freático. O aterro fica na saída para Araguaia há 20km do centro de Barra do Garças.

As valas são estruturas perfuradas no solo onde o lixo urbano é depositado e possui um sistema de drenagem que serve para retirada do (chorume) que pode contaminar o subsolo e também dá a vazão aos gases da decomposição, evitando problemas com combustão espontânea.

A destinação correta do lixo doméstico é um problema que muitas cidades enfrentam. Atualmente os órgãos ambientais exigem que o detrito urbano seja destinado de forma a não prejudicar o meio ambiente. Por este motivo é que a prefeitura construiu uma nova vala no aterro sanitário.

O trabalho foi comandando pelo coordenador de obras, Jairo Marques, que falou sobre o andamento da obra. “Essa obra será muito importante para a adequação da cidade com relação a Política Nacional de Resíduos Sólidos, contribuindo com a saúde do município”.

O presidente da câmara, vereador Miguelão, ressaltou o empenho do prefeito em cumprir a lei. “O prefeito está levando à sério Barra do Garças, driblando a crise, buscando investidores que gerem emprego e renda para o nosso município. E essa vala no aterro sanitário é importante para Barra do Garças se adequar a Política Nacional de Resíduos Sólidos. É importante lembrar que outras administrações não tiveram coragem de resolver esse problema em nossa cidade, mas o Beto é diferente e demonstra isso em sua administração”.

O secretário de Urbanismo, Lúcio Violin, falou sobre os trabalhos que estão sendo desenvolvidos para adequação do aterro sanitário.” Barra do Garças está se adequando no que se refere ao lixo. Há um ano o nosso lixo hospitalar tem destinação correta, onde é coletado e levado para Campo Grande para ser incinerado. Quanto a essa vala, nós estamos licitando uma geomembrana no valor de R$ 600 mil para impermeabilização da vala”.

Na oportunidade, o secretário destacou a elaboração do plano municipal de resíduos sólidos que deve ser votado pela câmara em 2016, através de um projeto de lei. ”O plano municipal de resíduos sólidos é necessário para as políticas públicas para os próximos 20 anos, uma vez aprovado e sancionado pelo prefeito, o plano contribui para a viabilização de recursos para o município”.

Atualmente a Prefeitura trabalha com projetos para melhorar o serviço de coleta e minimizar os danos ao meio ambiente com programas de conscientização para a importância da reciclagem, pois, sua realização depende diretamente da população.