Câmara e Secretaria de Saúde promovem nesta quinta encontro Outubro Rosa

por chocolate — publicado 16/10/2019 16h55, última modificação 16/10/2019 17h40

Acontece nesta quinta-feira, (17), às 8h, na Câmara Municipal de Barra do Garças a campanha Outubro Rosa, encontro de conscientização sob prevenção do câncer de mama.

O evento será promovido pela Câmara Municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

A expectativa dos organizadores é de contar pelo menos 200 participantes das entidades representativas de Barra do Garças no plenário da Câmara.

- O Câncer de mama é um tumor maligno, formado pelo crescimento de células de maneira desordenada, e desenvolvimento de um ou mais nódulos na mama. Câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. O câncer de mama responde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando menos de 1% do total de casos da doença. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico – explicou a secretária de saúde do município Clenia Monteiro Silva.