“Sala do Vereador” é inaugurada na Assembleia Legislativa

por Dayane Senna-Ascom/UCMMAT — publicado 14/04/2016 16h20, última modificação 14/04/2016 16h20
Colaboradores: Assessoria AL/MT
A União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT) e a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso inaugurou no final da manhã de hoje (14.04), a “Sala do Vereador”, denominada “Lilian Duarte”.

Localizado no segundo piso da sede da Assembleia, a “Sala do Vereador” terá uma estrutura administrativa com o objetivo de auxiliar aos parlamentares nas elaborações de documentos, agendar reuniões com secretários estaduais e deputados. “É uma conquista para nossa classe, mais uma parceria realizada com a Assembleia, que beneficiará a todos os vereadores, com um suporte essencial, além de facilitar o acesso do parlamento municipal ao estadual”, disse o presidente da UCMMAT, vereador Wellington Campos (DEM).

Para Wellington, o trabalho social da ex-vereadora Lilian Arruda foi lembrado com a justa homenagem. “A vereadora sempre trabalhou humanitariamente em prol do social e, através do seu currículo, tivemos a iniciativa de prestar a homenagem”, lembrou Campos.

“Sempre tive a ideia de aproximar os parlamentos municipais e o estadual, e esse Parlamento está aberto para atender as necessidades dos políticos do interior. Se trata de uma sala toda equipada fortalecendo o elo entre os Poderes”, afirmou o presidente da Assembleia, deputado Guilherme Maluf (PSDB), que na oportunidade recebeu uma moção de aplauso da Câmara Municipal de Juína.

O primeiro-secretário da Assembleia, deputado Ondanir Bortolini, Nininho (PSD), que descerrou a placa de inauguração da Sala dos Vereadores lembrou as parcerias que o Poder Legislativo firmou nos últimos anos. “Esse suporte aos vereadores do interior é um trabalho de parceria contínua da Assembleia que beneficiará os parlamentares municipais e facilitará reuniões com membros do governo e também com os deputados”, apontou Nininho.

O presidente da Câmara dos Vereadores de Porto Estrela, Denilson Pedroso Brilhadori (DEM) reforçou a opinião do presidente da Ucmmat, destacando que Lilian Arruda, enquanto vereadora teve participação importante para a classe mais baixa da região. “Seu trabalho foi lembrado pela dedicação e amor às pessoas, por isso, esse espaço ganhou esse nome”, disse Brilhadori.

A vereadora pelo município de Guarantã do Norte, Edileusa Ribeiro (PMB) ressaltou a luta pela conquista da "Sala do Vereador" na sede da ALMT. "Este é um sonho sendo realizado, aqui teremos todo aparato tanto da UCMMAT, quanto da Assembleia, para nós vereadores é essencial, já que o nosso destino em Cuiabá é a Assembleia Legislativa de Mato Grosso e Governo do Estado", disse Edileusa.

Homenagem

altA vereadora Lilian Maria Amorim Duarte foi casada com Ademilson Ribeiro, com quem teve três filhos: Douglas, Paulo e Pâmela. Cuiabana, mudou-se para Porto Estrela em 1993, quando iniciou a carreira política auxiliando e encaminhando as pessoas para tratamento de saúde nas cidades de Cuiabá, Brasília e São Paulo, garantindo melhorias de saúde para a população.

Ela também assessorou o ex-deputado federal Pedro Henry e elegeu-se vereadora em Porto Estrela em 2000, sendo vice-presidente da Mesa Diretora em 2001/02. Em 2003, foi primeira-dama do município e secretária de ação social. Em 2014 faleceu em decorrência de problemas de saúde.

Também participaram do evento, os deputados Max Russi (PSB), Artur Peruzzo (PT), Saturnino Masson (PSDB), Oscar Bezerra (PSB), Eduardo Botelho (PSB), Janaina Riva (PMDB) e Jajah Neves (PDT), vereador de Cuiabá, Haroldo Kuzai (SDD), e parlamentares de todo o estado.