Barra do Garças lança Campanha de Trânsito Consciente e Campanha de Trânsito para o Pedestre

por Leory William/Secom-BG — publicado 19/02/2016 16h18, última modificação 19/02/2016 16h18
A Prefeitura de Barra do Garças por meio da Coordenadoria de Trânsito em parceria com a Polícia Militar e Autonorte lançaram uma campanha de Trânsito Consciente e de proteção ao pedestre. A campanha desenvolve ações educativas em todo município, conscientizando a população sobre as responsabilidades de cada um na garantia de uma travessia e condução de veículo segura.

A campanha propõe uma mudança de comportamento no trânsito, tanto dos motoristas quanto dos pedestres. O pedestre deve tomar cuidado como:

·         Ao chegar na faixa levantar a mão sinalizando que vai atravessar;

·         Andar sempre nas calçadas;

·         Onde tem faixa e semáforo a preferência é do semáforo;

·         Não soltar a mão de crianças pequenas

Em relação ao trânsito Consciente a campanha alerta os motoristas com as causas mais comuns de acidentes:

Imperícia: que consiste na falta de técnica para dirigir ou pouca habilidade ao volante.

Imprudência: quando o motorista imprime velocidade excessiva, avança sinais, ultrapassa em locais e condições inadequadas.

Negligencia: ocorre quando o motorista, mesmo sabendo que seu veículo não tem condições, ainda assim conduz o mesmo nas vias públicas, ou sabendo que não está em condições físicas para dirigir (cansaço, fadiga, sono, entre outros), e mesmo assim insiste em dirigir.

E também com comportamentos na direção:

Direção Defensiva: cuida-se de estar o condutor atento, dirigindo para si e os demais, com o veículo em perfeitas condições e consciente do trajeto a ser cumprido.

Direção Agressiva: é quando o condutor expõe a riscos sua própria vida e ou a dos demais.

Atenção Fixa: a fixação do condutor é somente em linha reta, esquecendo-se das laterais e retaguardas.

Atenção Dispersiva: quando o condutor dirige distraidamente.

Atenção Difusa: quando o condutor observa em todos os sentidos.

Todo esse trabalho é feito com o objetivo de evitar acidentes e garantir paz e respeito no trânsito. Em conjunto com o trabalho educativo, a fiscalização da Polícia Militar nas ruas está de olhos abertos.