Corpo de Bombeiros registram mais um deslizamento de rocha em Barra do Garças

por ASSESSORIA - BMGB / 3º SGT GOMES — publicado 25/01/2016 18h00, última modificação 25/01/2016 18h00
Na tarde de sexta-feira (22/01) o Corpo de Bombeiros da cidade de Barra do Garças foi acionado por moradores do Bairro B.N.H para verificar um situação de deslizamento de rochas nas encostas da Serra Azul.

No local (Travessa Matrinxã) a guarnição dos bombeiros constatou que ocorrera apenas o deslizamento de uma rocha com aproximadamente 200 kg. Não causando nenhum tipo de danos a bens materiais ou humanos.

O morador Hugo Alberto Murilo Camacho, residente há 25 anos próximo ao local do fato, declarou que nunca tinha visto acontecer algo parecido, e que o temor maior é de que ocorra novamente.

Após os bombeiros subirem a certo nível da serra para verificarem a possibilidade de novos deslizamentos, foi constatado que não havia risco iminente de novos casos, porém se o período de chuvas continuarem na mesma proporção e volume, mais detritos poderão se desprender de suas sustentações (raízes) e vir a atingir os muros de proteções, paredes ou telhados das residências próximas.

Para que haja a ocorrência de deslizamentos, de acordo com o Manual de Deslizamento (Lynn M. Highland) e a USGS (Science For A Changing World) tem-se que as causas sejam físicas, naturais ou humanas, com possibilidades de existir influência de duas ou mais para o agravamento do desastre. Neste caso fica evidente que, devido ao grande volume de chuvas registrados na região e o período de estiagem, o qual somado às queimadas que sazonalmente atingem a Serra Azul são causas evidentes do enfraquecimento do solo e, por conseguinte desprendimento de rochas e terra.

Esses casos de deslizamento poderão se agravar, e medidas de prevenção, tal como, estudos geológicos, maior controle da fiscalização perante as queimadas no perímetro urbano e até um replantio corretivo da vegetação poderá ocorrer para que a população próxima a esses locais não corram riscos de serem atingidas caso ocorra novos deslizamentos.

No dia 11 de janeiro, uma pedra de aproximadamente meia tonelada destruiu parcialmente uma casa no bairro Santo Antonio em Barra do Garças. A corporação pede para que a população fique alerta em função as fortes chuvas nos últimos dias que poderá facilitar esse tipo de incidente. "Alguns acidentes podem acontecer e pedimos às pessoas os cuidados principalmente referente as casas que se encontram na encosta de serras ou morros".