Curso orienta vereadores postura em sessão plenária

por Dayane Senna /Assessoria UCMMAT — publicado 23/08/2017 16h00, última modificação 23/08/2017 16h00
Como se levantar para utilizar a tribuna, gestos e até mesmo a tonalidade da voz foram tópicos discutidos durante o curso de Oratória Parlamentar, oferecido pela União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT), nesta terça-feira (22), em Cuiabá.

Dos nove vereadores da Câmara de Nova Mutum, sete estiveram presentes no curso, o presidente da Casa, Airton Pessi salientou a importância da postura correta durante sessão. “São coisas que fazemos no dia a dia e não tínhamos a noção que atingiria negativamente nosso trabalho. Realmente, temos que estar atentos aos nossos gestos e a nossa postura quando estamos na tribuna, somos representantes da população, e para tal devemos ter uma boa dinâmica”, disse Airton.

O vereador Denis Maciel, do município de Cáceres, parabenizou a iniciativa da UCMMAT, em trazer o curso gratuito para os vereadores. “Estamos felizes por participar deste curso, a nossa instituição está de parabéns, aprendemos coisas que passam despercebido quando estamos na sessão plenária e até mesmo no atendimento à população”, frisou.

Animado com o conteúdo apresentado no curso, o presidente da Câmara de Nova Xavantina, vereador João Machado Neto salientou que volta para o município com bons conteúdos. “Viemos de longe para participar deste curso, e retornamos para Nova Xavantina com uma grande bagagem. Quero parabenizar o presidente Rafael por este trabalho, nós vereadores precisamos desse apoio. Todas as vezes que a UCMMAT oferecer esses cursos iremos participar”, concluiu Neto.

Vindo de Barra do Garças, onde participou do programa Democracia Ativa, oferecido pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso em parceria com a UCMMAT, o vereador Fernando da Costa, representou o município de Santa Cruz do Xingu no curso e reforçou a importância de se qualificar. “Nós vereadores precisamos buscar mais conhecimento, é fundamental estarmos preparados para o trabalho legislativo, estive no Democracia Ativa e hoje aqui aprendendo postura de um parlamentar na sessão plenária e em eventos oficiais. A UCMMAT está de parabéns, é um curso muito bom”, disse.

O palestrante do curso, o apresentador de TV, Jota Gomes parabenizou a iniciativa da UCMMAT em proporcionar este curso aos parlamentares. “A oratória plenária é fundamental para a conduta do vereador. Muitas entidades e órgãos representativos, não se preocupam com seus filiados, este trabalho que o presidente Rafael vem fazendo é muito importante, valorizar o vereador, com capacitação para que os mesmos desenvolvam um bom trabalho em seus municípios”, salientou.

O curso contou com a participação de vereadores dos municípios de Cáceres, Tapurah, Nova Xavantina, Barra do Bugres, Jangada, Nova Mutum, Querência, Santa Cruz do Xingu.