Vereadores da região Norte Araguaia e Xingu realizam 1º Encontro em São Félix do Araguaia

por JR Repórter do Araguaia — publicado 17/04/2017 13h11, última modificação 17/04/2017 13h11
No ultimo sábado (15) foi realizado em São Félix do Araguaia o I Encontro de Vereadores de Câmaras Municipais da Região Norte Araguaia e Xingu. O evento aconteceu no Plenário da Câmara Municipal e contou com a presença do presidente da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT), vereador Rafael Piovezan e presidentes de 13 municípios da região.

O vereador Antonio Miranda, presidente da Câmara Municipal de São Félix do Araguaia fez a abertura do evento por volta das 8 horas da manhã, saudando todos os participantes com as boas vindas, logo em seguida iniciaram as discussões temáticas do encontro, onde se discutiu o levantamento das demandas da Região, obras, infraestrutura, investimentos, projetos, perspectivas políticas e atuação conjunta de todos os municípios em questão, como instrumento de força junto às autoridades do Estado e da União.

A vereadora Marlene de Vila Rica foi um dos grandes destaques ao discursar em defesa do desenvolvimento da região, recebendo aplausos de todos os vereadores, pelas belíssimas colocações em prol do fortalecimento e da luta em defesa da região.

Após muitas discussões e dúvidas, entre escolher a União de Câmaras dos municípios do Norte Araguaia (UCNAX) ou União de Vereadores dos Municípios Norte Araguaia e Xingu (UVNAX), os vereadores dos 12 municípios aprovaram a criação da primeira entidade representativa dos legislativos do Norte Araguaia e Xingu, a UVNAX - União de Vereadores dos Municípios Norte Araguaia e Xingu.

De acordo com os vereadores somente com a união de todos e uma mobilização frente a deputados e governador dos estados poderá reverter o atual quadro caótico dos municípios. Em busca de reivindicações de ações e investimentos em prol da população das regiões Norte Araguaia e Xingu. Aproveitando a vinda do Governador do estado de Mato Grosso; Pedro Taques (PSDB), deputados estaduais e federais, na cidade de Porto Alegre do Norte, os vereadores se reunirão em um segundo encontro durante Caravana da Transformação, cobrando do governador melhorias para ambas as regiões.

Por sua vez o presidente anfitrião Antonio Miranda, se mostrou satisfeito com a presença dos colegas. “Tivemos pouquíssimo tempo para organizar este encontro, mas foi bastante satisfatório o numero de vereadores presentes aqui,” declarou o vereador

Estiveram presentes também os vereadores Presidentes das Câmaras: Santa Cruz do Xingu: José Edimar (Zelão) (PSDB), São José do Xingu: Pedro Condão (PT), Confresa Cristiano (PSD), Porto Alegre do Norte; Orlandinho da Saúde (PP), Novo Santo Antonio; Darci dos Santos Silva (Dadá) (PMDB), Serra Nova Dourada; Gelso Pereira Barros (PROS), Alto Boa Vista; Servulo Augusto Pereira Neto (PSC), Luciara; Tatiane Fernandes Santana, Santa Terezinha; Edi Venâncio (PSDB), Vila Rica; José da Silva Lima (PDT), além dos Assessores: Deputado Federal Esequiel Fonseca; Jonas Campos, Deputado Estadual Adalto de Freitas (SD); Vladimir Marcelo, o vereador João Neto da Garagem; Representou o Deputado Esstadual Baiano Filho (PMDB)