Alex Matos propõe criação do selo “Barra Acessível”

por Konrad Felipe / Assessor de imprensa da Câmara de Barra do Garças — publicado 26/02/2018 13h56, última modificação 26/02/2018 13h56
Na tarde de sexta-feira (23/2) o vereador Alex Matos (PRB) se reuniu com o presidente da Associação dos Deficientes Físicos do Vale do Araguaia (ADEFIVA), Guilherme Bispo, e a arquiteta Jessica Frateri. O encontro aconteceu na sala de reuniões no anexo da Câmara. Na pauta a criação do selo "Barra Acessível" que certificará as empresas e instituições de Barra do Garças que cumprem as leis municipais de acessibilidade.

“Sabemos das dificuldades financeiras que o país e o nosso município enfrentam, poucas empresas têm cumprido o que a legislação municipal de acesso às pessoas com deficiências pede. A ideia do projeto de lei é criar um selo, estimulando as empresas e as instituições a cumprirem as leis de acessibilidade”, explica o vereador Alex Matos.

O presidente da ADEFIVA comentou sobre o benefício que a lei pode trazer e o papel da associação.  “A maioria das pessoas com deficiência não frequentam o comércio porque não tem acessibilidade e pensando nisso que a associação pode fazer seu papel ajudando a observar quem está cumprindo as leis, estimulando todos os órgãos, não só as empresas, mas as instituições a cumprirem a lei”.

A arquiteta, Jessica, lembrou que existe um conjunto de normas da ABNT sobre acessibilidade. “Estamos aqui para orientar a metodologia mais fácil para adequação das instituições, buscando ajudar a população a se adequar às normas”.

O vereador disse ainda que pretende encaminhar nas próximas sessões o Projeto de Lei.