Assessores da presidência do TCE-MT convidam agentes públicos e políticos de Barra do Garças e região para o ciclo de palestras do Programa Consciência Cidadã

por Konrad Felipe / Assessor de imprensa da Câmara de Barra do Garças — publicado 10/08/2017 17h35, última modificação 10/08/2017 18h08
Os assessores da presidência do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Celso Afonso e Jair Barcelos, estiveram na tarde de quinta-feira (9/8) no gabinete do presidente da câmara, vereador Miguelão (PSB), convidando os vereadores para participarem do ciclo de palestras do TCE-MT, que acontece entre os dias 16 e 18 de agosto no Garden Hall em Barra do Garças.

Segundo os assessores, os programas de capacitação de agentes políticos (Democracia Ativa), administração pública (Gestão Eficaz) e sociedade civil organizada (Consciência Cidadã), promovidos pelo TCE-MT, servem para capacitar e melhorar a gestão do município. “O ciclo auxilia no desenvolvimento dos trabalhos dos vereadores e dá um norte aos vereadores de primeiro mandato. Além disso, mostra aos políticos qual é o seu papel”, explica o assessor Celso Afonso.

“Quero parabenizar o presidente do Tribunal de Contas, Antônio Joaquim, que vem fazendo um excelente trabalho frente a presidência do TCE, oportunizando aos vereadores do Vale do Araguaia mais conhecimento para desenvolver a função na qual foram eleitos”, ressalta o presidente da câmara, vereador Miguelão.

Para o vereador Professor Sivirino (PSD), o encontro serve para esclarecer dúvidas sobre o mandato. “Esse evento será muito importante para podermos saber que caminho devemos tomar e, além disso, esclarecer as ações que podemos ou não fazer”.

“Instrumentalizar nós vereadores e os agentes públicos é importante para entendermos todo o sistema de estruturação da prestação de contas e de formação para poder exercer nossa função de fiscalizador de gastos públicos, além da troca de experiência”, relata o vereador Alex Matos (PRB).

O vereador Celson Sousa (PV) disse que esse evento é muito importante para os vereadores de primeiro mandato. “Convido todos os vereadores do Vale do Araguaia para que participem desse ciclo de palestras que será muito importante para todos”.

“Acredito que esse evento servirá para que os vereadores de primeiro mandato, assim como eu, possam sanar dúvidas sobre o papel do vereador, o que ele pode e não pode fazer com relação as normativas do Tribunal. Acredito que será um momento muito importante”, disse o vereador Gustavo Nolasco (PSL).

Glebio Gaia, ex-assessor do TCE-MT, se colocou à disposição para colaborar com o evento. “Esse evento além de auxiliar os agentes públicos, faz com que Barra do Garças seja referência como cidade polo”.

O evento do TCE-MT em Barra do Garças reunirá vereadores, servidores e gestores públicos de mais 30 municípios. São eles: Água Boa, Araguaiana, Araguainha, Campinápolis, Cocalinho, General Carneiro, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Santo Antônio do Leste, Torixoréu, Alto da Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia, Canabrava do Norte, Canarana, Confresa, Luciara, Novo Santo Antônio, Porto Alegre do Norte, Querência, Ribeirão Cascalheira, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia, São José do Xingu, Serra Nova Dourada e Vila Rica.