Associação Rede de Frente promove Mostra Estudantil de Arte com prêmio de até 3 mil reais

por Deógenes Nogueira publicado 21/02/2024 15h25, última modificação 21/02/2024 15h53
As escolas poderão se inscrever a partir do dia cinco de março no site da Rede de frente

O edital da Mostra Estudantil de Arte promovida pela Associação Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica Contra a Mulher – Rede de Frente já está disponível com prêmios de até 3 mil reais. O evento recebe apoio da Câmara Municipal de Vereadores de Barra do Garças, do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, do Mistério Púbico do Estado de Mato Grosso, e do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso.

Com o tema "Meu corpo, minha voz, meu direito, a Mostra Estudantil de Arte-2024 reforça o compromisso da associação em construir uma sociedade mais segura e justa. A arte, nesse contexto, torna-se uma poderosa ferramenta para sensibilizar, educar e engajar a comunidade na prevenção da violência sexual. As inscrições para as escolas estarão disponíveis de 05 a 22 de março de 2024.Para acessar o regulamento, clique aqui

A mostra estudantil deste ano tem como objetivo promover a discussão sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes, utilizando linguagem e mecanismos de expressão acessíveis ao público infanto-juvenil. Esta reflexão será levada às escolas que abrangem o ensino fundamental e médio nos municípios de Barra do Garças e Pontal do Araguaia, no estado de Mato Grosso.

Para participar, cada turma deve produzir um material audiovisual coletivo com a temática da mostra, com duração de até dois minutos no formato 16:9. Os vencedores receberão um prêmio de até três mil reais, a ser distribuído entre a sala/turma, professor(a), diretor(a) e escola. Podem se inscrever turmas do primeiro ano do fundamental ao terceiro ano do ensino médio. Os vídeos serão avaliados por uma Comissão de júri técnico composta por profissionais que atuam na área da infância e adolescência, além de uma votação popular da sociedade.

O projeto também inclui a capacitação dos profissionais da educação sobre a Lei no 13.431/2017, que estabelece diretrizes para a escuta especializada e fluxo de atendimento para crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. O evento de divulgação dos vencedores será realizado em 21 de junho de 2024, com transmissão no canal do YouTube da Rede de Frente.

Para Andrea Guirra, vice presidente da rede de frente e investigadora de polícia Judiciária Civil, essa mostra é uma forma de alcançar toda a comunidade estudantil, abordando o tema da violência contra mulheres e meninas de maneira lúdica. Este é o objetivo. Queremos que as crianças e adolescentes reflitam sobre esse tipo de violência e ampliem seu conhecimento a respeito. A mostra estudantil de arte foi o caminho que encontramos para nos comunicarmos com esse público de uma maneira que os divirta e os leve a refletir sobre os fenômenos da violência”, pontuou.