Audiência Pública no bairro São José discutiu demandas da população

por Deógenes Nogueira publicado 29/11/2021 11h35, última modificação 29/11/2021 11h43
O encerramento do Câmara em Ação se dará em 06 de Dezembro no Plenário da Câmara Municipal
Audiência Pública no bairro São José discutiu demandas da população

Audiência Pública do PPA e LOA no Bairro São José

Aconteceu neste sábado, 27, mais uma audiência pública do Câmara em Ação, projeto que leva os vereadores até os distritos e municípios de Barra do Garças para que possam conversar com a população e compreender suas demandas. Tais demandas entrarão no PPA (Plano Plurianual) de 2022 até 2025 e também na Lei Orçamentária Anual (LOA).

As audiências públicas já aconteceram em Indianópolis, Taba Azul, Vale dos Sonhos, Toricueije e no bairro Anchieta. A audiência aconteceu no Bairro São José, na escola Delice Farias do Santos. O evento foi transmitido pelas redes sociais da Câmara.

O objetivo dos vereadores da Câmara Municipal de Barra do Garças é sair do gabinete e ir até as comunidades para ouvir quais são suas necessidades e promover a participação popular nas decisões municipais. A sessão foi aberta pelo vereador e presidente da Câmara Pedro Filho (PSD), que destacou a relevância desse projeto e a presença dos seus colegas vereadores, que estavam representando os demais.

Alguns parceiros fizeram presença no evento, como a Policlínica São José, Senac São Benedito, Faculdade Cathedral e o Boticário, além da presença da imprensa local e da população.

Também fizeram uso da fala os vereadores Pebinha (MDB) e Dr. Neto (PSB), que fez um cumprimento especial a todos os colaboradores da Câmara Municipal que tornaram possível a realização desse projeto.

O Dr. Neto destacou que o encerramento do Câmara em Ação se dará em 06 de Dezembro e que a contribuição com propostas de maior urgência tem sido muito importante para que a Câmara possa fazer as devidas cobranças ao poder executivo.

Destacou a questão fundiária e os problemas de alagamento na região e bairros adjacentes, que crescem sem as devidas estruturas que comportam tal crescimento. Além das necessidades do município relacionadas à saúde, esporte e educação.

O vereador Secreta Bike (PSB) agradeceu a presença de todos e fez uma reflexão sobre os anos de 2020 e 2021. Segundo o vereador, houve muita tribulação devido à crise da Covid-19, no entanto foi possível vencer as dificuldades graças aos esforços mútuos do poder público e da população.

Secreta Bike lembrou que o trabalho do vereador eleito deve ser voltado não somente para quem votou nele, mas para todos. Destacou a importância da regularização de documentação dos loteamentos do bairro, em parceria da Câmera com a prefeitura.

O Dr. Florizan (PROS), que conhece bem a região, revelou uma enorme satisfação em estar atuando na localidade em que trabalha e com pessoas que conhece e de quem ouve diariamente suas demandas para os próximos anos.

O vereador Paulo Bento (PL) apresentou o evento, presidindo a mesa. Ressaltou a ação da Câmara e disse estar com as escutas abertas para a população, como intermediário para levar suas preocupações ao poder executivo. Se iniciou, portanto, a participação popular efetivamente.

O Sr. Elias mencionou a saúde deficiente no bairro, falta de distribuição de medicamentos e demora de atendimento para realização e também apresentação de exames. O cidadão também solicitou uma lotérica ou caixa rápido para a realização de pagamento de contas no bairro, sem a necessidade de deslocamento até o centro da cidade.

O vereador Paulo Bento explicou que é possível abrir um processo licitatório para a Caixa Econômica, mas que a abertura de uma lotérica depende exclusivamente das decisões da Caixa.

Outra cidadã mencionou a necessidade da presença de uma agência de Correios na localidade, assim como de um caixa eletrônico. Destacando a importância de haver segurança para esses caixas. Também foi mencionada a questão do asfalto e iluminação do bairro, bem como a questão do transporte que não atende apropriadamente a todos os moradores do local.

O encerramento do evento foi feito com uma palestra sobre a saúde masculina, em decorrência do Novembro Azul. Na palestra, se falou dos sintomas e possibilidades de tratamento do câncer de próstata, explicando detalhadamente como realizar o autoexame e a detecção do problema que atinge milhares de homens em todo o país.