Audiências para discutir PPA e LOA são realizadas nos Distritos de Indianópolis e Vale dos Sonhos

por Deógenes Nogueira publicado 08/11/2021 17h13, última modificação 08/11/2021 17h13

Aconteceram neste sábado, 6 de Novembro, duas das seis audiências públicas para tratar sobre o PPA e a LOA para os anos de 2022 até 2025, nos Distritos de Indianópolis e Vale dos Sonhos.

O PPA é o Plano PluriAnual que corresponde ao planejamento das ações que serão tomadas nos anos de 2022 a 2025. A LOA é a Lei Orçamentária Anual. Ambos precisam da participação popular, pois representam melhorias a médio prazo para toda a cidade de barra do garças.

Os vereadores que estavam presentes foram o presidente da Câmara Pedro Filho (PSD), Dr. Florizan (PROS), Dr. Neto (PSB), Secreta Bike (PSB), Pebinha (MDB), José Maria (DEM) e o presidente da comissão Paulo Bento (PL), com o objetivo de ouvir as reivindicações da população e das lideranças locais para compreender quais são as principais demandas.

Outros vereadores estão acompanhando as audiências de maneira a contribuir com as suas proposições.

As audiências foram realizadas em instituições educacionais e tiveram a presença dos diretores Divino Rodrigues, José Antônio e José Miranda, a quem a câmara agradece pelo espaço e oportunidade de debate em conjunto com a população.

O presidente Pedro Filho iniciou as audiências, destacando a importância da presença popular e das lideranças locais, além do compromisso da Câmara de captar as propostas e levar para o poder executivo, que é responsável pela concretização das mesmas.

Destacou as dificuldades encontradas para estarem todos juntos no evento que trata de assuntos que envolvem a cidade e por isso, precisam de máxima atenção.

O vereador Dr. Neto destacou que os últimos esforços da câmara foram prioritariamente voltados para as consequências que a pandemia da Covid-19 trouxe para a região. Compreendendo a relevância de um planejamento para os próximos quatro anos.

Ressaltou ainda o papel da Câmara em escutar a população que também estava conectada através das redes sociais e Youtube.

Foi destacada ainda várias questões relacionadas às estradas, saúde e à questão fundiária dos municípios, que devem ser tratadas com escuta e ação por parte dos poderes legislativo e executivo da cidade de Barra do Garças.

Foram disponibilizados formulários onde os participantes poderiam deixar suas principais demandas, além do espaço aberto para falar no microfone quais são as suas preocupações, sendo todas anotadas pela equipe de suporte do evento.

O Dr. Florizan discursou sobre a importância de não trazer para a população promessas vazias, mas sim toda a escuta para pautar as necessidades da população para tratativa do poder público.

Segundo o vereador, o objetivo do PPA é realizar uma programação para a prefeitura cumprir nos próximos anos no intuito de amenizar os problemas enfrentados pela população barra-garcense.

O vereador Pebinha parabenizou a iniciativa da gestão da Câmara em realizar audiências fora da sede para facilitar o acesso e a participação popular e agradeceu os esforços da população em comparecer num sábado para uma reunião para a definição das próximas ações para o bem estar geral.

Também parabenizando a iniciativa, o vereador Secreta Bike destacou a importância da audiência, trazendo o conceito de orçamento participativo, que tem sido muito eficaz em países como Portugal e estados brasileiros, como Santa Catarina.

Representantes das entidades religiosas também discursaram, apresentando pontos de melhoria para aquele Distrito, tais como o elevado valor das taxas de água, os problemas relacionados ao fornecimento e também o transporte público e escolar.

O vereador Paulo Bento, presidente da Comissão destacou a agenda do evento que prevê a visitar outros bairros da cidade, para encontrar propostas que façam com que o PPA seja alinhado com a realidade da população.

Assim, o vereador abriu a sessão para a fala dos participantes populares que pleitearam, por exemplo, maior assistência psicológica para mulheres que possuem filhos com transtornos escolares e psicológicos, maior cobertura da telefonia nos bairros e melhores condições de saúde.

Após realizadas as intervenções das pessoas que estavam presentes, foi realizada uma palestra sobre a prevenção do câncer de próstata, tema relevante para a saúde masculina que é abordado no mês de Novembro. Os participantes da audiência também receberam como cortesia alguns serviços de estética e alimentação no local.