Barra do Garças ganha iluminação de LED que gera 60% de economia

por chocolate — publicado 07/10/2019 20h35, última modificação 07/10/2019 20h44

Prefeito e vereadores assinaram nesta segunda-feira (7), a ordem de serviço para o início imediato da renovação do sistema de iluminação pública de vias e espaços públicos por luminárias de LED. O contrato para a gestão dos serviços no modelo parceria público-privada (PPP) permitirá a cobertura 100% da cidade.

A  rua MT , considerada o termômetro comercial da cidade, recebeu já nesta segunda-feira (7), o início da implantação do novo sistema . A empresa Barra Luz, gestora da iluminação pública, espera concluir a troca em toda a cidade no prazo de seis a oito meses, gerando uma economia de 60%. O prazo inicial era de 12 meses mas prefeito e vereadores pediram celeridade na implantação do novo sistema.

Barra do Garças será pioneira no Mato Grosso em receber o novo e moderno sistema de iluminação Led e a segunda cidade do interior do país (Mauá-SP é a primeira). O investimento está orçado na ordem de R$ 20 milhões.

O diretor da empresa Barra Luz, Daniel Faour Auad informou que inicialmente, serão substituídas cerca de 10 mil lâmpadas com a previsão de elevar esse número para 12 mil nos próximos anos com a instalação de novos pontos. Ele explicou que o novo sistema será controlado por um sistema de telegestão, que acionará as lâmpadas e detectará eventuais queimas ou defeitos que possam comprometer o seu funcionamento.

No novo sistema que será implantado em Barra do Garças, a tecnologia do LED permitirá que a empresa Barra Luz possa reproduzir cores símbolos de campanhas de prevenção, como por exemplo, o setembro amarelo, outubro rosa ou novembro azul.  O sistema permite essa variação de cores.

O trabalho dar-se-á início nos bairros periféricos da cidade vindo de encontro ao centro. Outra novidade será a distribuição de rede de internet pelo sistema Wi-fi.

A assinatura do contrato da parceria público-privada foi prestigiada pelos vereadores Dr. Joãozinho, Dr. Neto, Valdei Pebinha, Celson Souza, Murilo Valoes e Francisco Garrincha.