Barra do Garças recebe visita do deputado federal Juarez Costa

por Deógenes Nogueira publicado 10/06/2022 13h45, última modificação 10/06/2022 17h12

Aconteceu nesta quarta-feira, dia 08 de junho, mais uma sessão extraordinária para submeter à apreciação dos vereadores os Projetos de Leis relacionados à educação e outros temas de interesse da população.

Nesta sessão, a assembleia contou com a presença ilustre do Deputado Federal Juarez Costa (MDB-MT), que discursou sobre os recursos enviados por ele para diversos municípios da região do Araguaia, incluindo Barra do Garças.

Em discurso na tribuna, o deputado Juarez Costa agradeceu a recepção calorosa recebida por toda a população e em especial pela casa de leis e também pelo prefeito Dr. Adilson (PSB) que tem sido importante parceiro na aplicação dos recursos destinados à Barra do Garças.

Até agora, foram R$222 mil disponibilizados para a saúde em Barra do Garças. Além disso, é de autoria do deputado a emenda que destinou o recurso de R$2.322 milhões e mais R$ 1,4 milhão também para a saúde. O deputado já destinou quatro milhões em equipamentos tais como: 1 motoniveladora, 4 caminhões caçamba, 1 camioneta e 1 patrulha mecanizada.

Emocionado, o deputado também relembrou sua história política e das suas contribuições para a região, além das perspectivas de crescimento com o encaminhamento de mais verbas para que Barra do Garças se torne, cada vez mais, uma cidade modelo.

Além disso, o parlamentar salientou os Projetos de Lei que incentivam o esporte na região de Serra Negra Dourada, além da pavimentação da localidade, com a aplicação de quatro milhões e dois mil e novecentos reais.

Apesar de não ser nascido na região, Juarez Costa contribuiu com os 22 municípios da região do Araguaia e fez parte da realização da ligação ferroviária até Rondonópolis. Em agradecimento, destacou a qualidade de trabalho dos vereadores de Barra do Garças, bem como do prefeito da cidade.

O presidente da câmara, Vereador Pedro Filho (PSD), agradeceu a presença ilustre do deputado federal Juarez Costa, destacando a importância para o município de Barra do Garça de sua visita, em respeito aos 22 eleitores do deputado na eleição passada. Aproveitou para parabenizar o nobre deputado pelos serviços prestados.

Também esteve presente na sessão a ilustre Secretária de Educação Débora Regina Martins Silva e também a professora Elaine e o professor Heleno, profissionais de grande relevância da educação no município. Eles discursaram a respeito do projeto de lei que dispõe sobre a implementação do programa da Escola Cívico-militar em Barra do Garças.

Em cooperação com o Governo Federal, o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares.

Foram respondidas alguns questionamentos trazidos pelos vereadores, bem como esclarecida as diferenças entre o programa e as escolas militares. Também ficou clara a diferenciação remuneratória entre os profissionais envolvidos, evidenciando o protagonismo do professor. O monitor/militar será um suporte para organização da rotina da escola possibilitando ao docente uma gestão mais efetiva no tempo e na aula. O militar contribui na gestão educacional promovendo harmonia e auxiliando no desenvolvimento de valores humanos e cívicos.

O projeto será implementado do 6º ao 9º ano com a prática da inserção da cultura cívico-militar na escola por meio de símbolos como o hino nacional e a disciplina com o objetivo de melhorar o índice de aprendizagem da escola.

A pretensão é que o programa consiga atender 316 escolas até 2023 em todo o país. Até agora já existem 260, incluindo a escola Helena Esteve em Barra do Garças. Trata-se de um trabalho de grande valor para o setor de educação do município.

Os vereadores que solicitaram uma parte falaram sobre a figura militar nas salas de aula como um reforço da autoridade para os professores, retomando o respeito no ambiente escolar entre alunos e funcionários da escola. Em Cuiabá já existe a implementação do Programa e o relato do diretor e professores é muito positivo e que o processo ensino-aprendizagem ficou mais proveitoso a partir do momento do programa foi instituído.