Câmara de Barra do Garças realiza 1ª Sessão Ordinária de 2022

por Deógenes Nogueira publicado 08/02/2022 20h45, última modificação 09/02/2022 01h51
A sessão contou com a presença do prefeito municipal, que apresentou um breve relatório de ações do último ano

Ascom/CMBG

Aconteceu, na noite desta segunda-feira (7), a 1ª Sessão Ordinária do ano de 2022 da Câmara Municipal de Barra do Garças, para dar início aos trabalhos legislativos. A sessão foi realizada presencialmente no Plenário e também transmitida através do YouTube e das redes sociais da Câmara.

A sessão de abertura contou com a presença do prefeito municipal, Adilson Gonçalves (PSD), que se juntou à Mesa Diretora a convite do presidente da Câmara, Pedro Filho (PSD), e apresentou um breve relatório das ações desenvolvidas pela atual gestão do município neste último ano e aproveitou para anunciar algumas ações para 2022, como a reabertura gradual do Parque das Águas Quentes, um dos principais cartões postais de Barra do Garças.

Vale destacar também o anúncio de conclusão das obras de drenagem da Avenida Amazonas; da reforma no chafariz da Praça da Matriz, um dos locais mais frequentados da cidade; além da manutenção das rodovias e o desenvolvimento de projetos para a construção de uma escola no Parque Jardim dos Ipês e a reconstrução da Escola Dom José Selva, que foi repassada do estado para o município.

Na ocasião, o gestor municipal aproveitou para agradecer novamente aos vereadores da Câmara Municipal pela destinação de mais de R$ 2.000.000 (dois milhões de reais) para o Poder Executivo Municipal no ano passado, e por todo auxílio dos parlamentares na busca de recursos para o município. Os vereadores agradeceram a presença do prefeito e enfatizaram a importância de uma gestão municipal mais participativa.

O grande expediente deu início com a fala do vereador Valdeí Leite (Pebinha – MDB), que comentou acerca de sua ida até Cuiabá, na última semana, juntamente com outros vereadores da Casa, em busca de mais emendas para o município. Na ocasião, os vereadores se reuniram com o governador do estado e demais autoridades políticas. O vereador também destacou em sua fala a necessidade de retomada das cirurgias eletivas no município.

O vereador Dr. Neto (PSB) fez um cumprimento especial ao secretário municipal de Meio Ambiente, Clerismar Ferreira, pela distribuição de Ecopontos pela cidade, para reciclagem e descarte adequado de materiais. O parlamentar ainda fez um pedido especial ao prefeito para a contratação de mais médicos especialistas para a saúde municipal.

Aproveitando a oportunidade de fala, o vereador Jaime Rodrigues (MDB) agradeceu ao prefeito municipal e ao presidente da Câmara pela implantação do aumento salarial dos servidores públicos municipais e solicitou novamente atenção especial ao pequeno produtor rural do município.

O vereador Carpegiane Gonzaga (PSB) fez uma colocação pontual acerca das demandas relacionadas aos problemas causados pelas chuvas constantes no município, como a danificação da malha asfáltica, e comentou sobre a inadimplência dos veículos registrados em Barra do Garças e o impacto direto que a falta de registro de veículos no município causam na arrecadação municipal, que perde investimentos para a infraestrutura do trânsito.

Na ocasião, o vereador Jairo Gehm (PRTB) comentou sobre a ausência de alguns médicos no município, devido à suspensão do Conselho Regional de Medicina (CRM) de médicos graduados em instituições de ensino estrangeiras, que contavam com o registro provisório de atuação profissional.

O vereador Zé Gota (PSDB) também pautou sobre a atual condição da malha asfáltica do município e agradeceu ao prefeito pelos esforços para conseguir recursos para a realização do micro revestimento asfáltico pelas vias urbanas do município barra-garcense.

Os seis projetos apresentados para deliberação na 1ª Sessão Ordinária de 2022, foram todos aprovados por unanimidade de votos, tais como o Projeto de Lei nº 033, que dá nova denominação à Rua 7, no Bairro Peixinho, passando a se chamar Rua Marina da Silva Abreu, em reconhecimento ao pioneirismo e bons serviços prestados pela homenageada à cidade de Barra do Garças, e o Projeto de Lei nº 003, que dispõe acerca da alteração da Lei Municipal nº 4.365/2021, que consolida a legislação da estrutura administrativa e do plano de cargos e salários da Câmara Municipal.