Câmara de Barra do Garças sedia curso Interlegis do Senado Federal

por Deógenes Nogueira publicado 03/07/2023 15h50, última modificação 03/07/2023 17h54
A capacitação dos servidores promove a transparência e economia no setor público

Câmara BG

Teve início na manhã desta segunda-feira (03) a oficina Interlegis de Sistema de Apoio ao processo Legislativo (SAPL). O curso oferecido pelo Senado Federal está sendo realizado na Câmara Municipal de Barra do Garças, é dividido em duas etapas e atende aos servidores e assessores do legislativo barra-garcense e dos municípios de Araguaiana, Ribeirãozinho, Torixoreu e Cáceres (MT) e Aragarças (GO).

A primeira etapa aborda  o SAPL, um sistema utilizado para a tramitação de matérias legislativas, será concluída na quarta-feira (05), sendo que os treinamentos ocorrem de 09h a 12h e de 14h a 18h tendo como Instrutor o assistente parlamentar José Bonifácio. A partir de quarta-feira (05) será realizada a segunda etapa com o assistente parlamentar Adalberto Alves, com a oficina sobre o Portal Modelo, sistema já adotado pela Câmara municipal de Barra do Garças. Os servidores farão o treinamento para a publicação de notícias, enquetes, documentos de transparência, entre outros.

O ciclo servirá para que a sociedade tenha acesso fácil e prático à tramitação de matérias no poder legislativo além de dar cada vez mais transparência em todos os atos de gestão. O presidente da casa de leis, Zé Gota (PSDB) destacou a importância do evento.

“São dois aspectos importantes, primeiro a economia do dinheiro público, utilizando menos papéis estamos economizando cerca de 40%, e a transparência, hoje se tudo não tiver da forma correta, o Tribunal de Contas faz as notificações, então é preciso cada vez mais gerir bem o recurso público e dar a publicidade correta com sustentabilidade e este sistema com os servidores preparados faz o município ganhar em economicidade e transparência”, concluiu o vereador. A programação termina na sexta-feira (07/07).