Câmara de Vereadores questiona agentes da saúde sobre ações e recursos no combate ao Coronavírus

por nogueira — publicado 24/04/2020 09h10, última modificação 24/04/2020 11h00

Ocorreu na noite desta quinta-feira, 23 de abril de 2020, uma reunião dos vereadores do município de Barra do Graças com profissionais da saúde que estão na linha de frente no intenso e massivo combate ao Covid-19.

O presidente da Câmara, Dr. Joãozinho, realizou a abertura da reunião clamando por esforços concatenados de todos os setores da sociedade, ressaltando a importância da atuação da Câmara na reunião de tais forças. Assim, solicitou o direcionamento da reunião para o entendimento do que já está sendo realizado no campo da saúde e quais são os desafios e dificuldades enfrentados por estes profissionais, no intuito de encontrar ações concretas para atenuar ou mudar as condições de trabalho que estejam desfavoráveis.

Sobre as questões técnicas, o vereador Dr. Paulo Reye, que é atuante na linha de frente do Hospital das Clínicas/policlínica da cidade, esclareceu sobre o alto poder de contágio do Corona vírus, mesmo em contraste com o nível de letalidade. O parlamentar ressalta a importância do distanciamento social para que ocorra o achatamento da curva de contágio, de forma isto reflita na diminuição de ocupação de leitos hospitalares.

O vereador Dr. Alex Mattos colocou em debate a sua grande preocupação com uma possível falta de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) usados pelos médicos e enfermeiros que estão atendendo a população. Isto porque vem acontecendo um aumento na demanda de atendimento em UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e no Pronto socorro da cidade. O vereador Pebinha também ressaltou este ponto, trazendo aspectos pertinentes à realização de exames de Raio X na população, que não estão sendo disponibilizados.

Ainda na questão do apoio aos profissionais de saúde, o vereador Dr. Neto ressaltou a proposição do aluguel de um hotel para abrigar servidores em isolamento, para que não retornem às suas casas após contato com pessoas contaminadas, disseminando ainda mais o Corona vírus.

Outra questão levantada por vereadores, como Gustavo Nolasco e Garrincha, foi acerca da barreira sanitária que se faz necessária em pontos estratégicos da cidade.

O relaxamento do isolamento traz preocupações aos profissionais de saúde da cidade de Barra do Garças. Embora a cidade seja pequena e possua poucos casos confirmados de Covid-19, está localizada numa rodovia que dá acesso a outras regiões.

A Secretária de Saúde, Clênia Monteiro, destacou a qualidade dos profissionais atuantes nas Unidades Intensivas de Tratamento (UTI’s) que são especializados e conhecedores dos protocolos para intubação de pacientes. Clênia demonstrou que os protocolos estão sendo seguidos pelos profissionais de saúde, embora ainda haja alguma dificuldade em fazer com que o profissional utilize os EPIs de forma adequada.

Após ser questionada sobre a aquisição de testes rápidos para o diagnóstico da Covid-19, a profissional, que faz parte da equipe especializada na condução da crise, informa que neste momento a necessidade por respiradores e EPI’s ainda não é alarmante na região, embora as dificuldades de aquisição dos insumos seja de fato um problema.

Os profissionais de saúde continuam alertando para os riscos do relaxamento do distanciamento social e apontam para a situação da cidade de Manaus como exemplo do resultado que algumas imprudências podem gerar. E o pior resultado é, de fato, a perda de vidas.