Câmara Municipal inaugura Escola do Legislativo para Capacitação da População

por Deógenes Nogueira publicado 25/03/2024 14h08, última modificação 25/03/2024 14h08

A Câmara Municipal realizou na noite da última quinta-feira (21) o lançamento da   Escola do Legislativo. A iniciativa, proposta através da Resolução 057/2023, é de autoria do Presidente Vereador Zé Gota (PSDB) e visa estabelecer um espaço de aprendizado para os mais diversos segmentos da sociedade.

O evento de estreia contou com duas palestras de destaque. A primeira, conduzida pelo Delegado Wiliney Santana,  com o tema "Carreiras Públicas e Carreiras Policiais". Já a segunda palestra foi ministrada pelo Juiz de Direito Fernando da Fonseca Melo, explorando as nuances das "Carreiras Jurídicas Específicas: Magistratura".

Este projeto será mais uma oportunidade  para a população  barra-garcense que almeja um constante aprimoramento. O objetivo é oferecer cursos que capacitem a população, especialmente os estudantes, a fortalecer seus currículos para o mercado de trabalho.

O vereador Zé Gota ressaltou a importância da educação para que os jovens possam se destacar no mercado de trabalho. "O próximo curso será de Excel. Queremos que as pessoas tenham acesso ao melhor para se destacar no mercado de trabalho. A educação é um dos pilares fundamentais para a vida. Um exemplo é minha mãe, que já está cursando sua quinta faculdade", pontuou.

O Delegado Wiliney Santana parabenizou a iniciativa do Poder Legislativo, ressaltando que a Escola do Legislativo proporciona uma oportunidade única para compartilhar experiências profissionais e acadêmicas com os presentes. "Essa é uma possibilidade para demonstrarmos um pouco da experiência que já temos profissionalmente e no mundo acadêmico, para os estudantes que estão aqui hoje, pontou".

O Juiz Fernando da Fonseca destacou a significativa participação dos estudantes no evento, mencionando que a experiência pode influenciar positivamente suas decisões futuras em relação às carreiras jurídicas. "Isso me faz rememorar o período em que eu era acadêmico [...]. Sempre tem essas  aspirações, como ingressar na magistratura ou no Ministério Público. Essa experiência talvez contribua significativamente para que futuramente eles venham a fazer uma escolha consciente."

Cerca de 100 estudantes participaram ativamente do evento, incluindo alunos do curso de Direito do Centro Universitário do Vale do Araguaia (UNIVAR) e da Unicathedral - Centro Universitário.

Estiveram presentes também no evento o vereador Pedro Filho, o coordenador do curso de Direito da Unicathedral, Ronny Cesar, a coordenadora do curso de Direito do UNIVAR, Dandara Amorim, e o Secretário de Educação, Professor Sivirino dos Santos e representantes do SEBRAE.