Câmara promove ação novembro azul

por chocolate — publicado 14/11/2019 15h02, última modificação 14/11/2019 15h02

A Câmara Municipal de Barra do Garças em parceria com a Secretaria de Saúde, tiveram a iniciativa de promover uma programação de conscientização sobre a prevenção contra o câncer de próstata, doença que mata 42 homens por dia.

O evento foi sucesso absoluto e contou com dezenas de homens das mais variadas categorias profissionais que deixaram os seus afazeres do dia a dia para acompanhar de perto a palestra ministrada pela enfermeira Letícia Gomes, professora de enfermagem na Univar, onde explanou a necessidade do homem acima de 50 anos, fazer os exames preventivos afim de evitar esta doença maligna

A Secretaria de Saúde distribuiu requisições de exames para PSA livre e PSA total para homens acima de 50 anos.

O presidente do legislativo, vereador João Rodrigues (Dr. Joãozinho) destacou que ações como esta são de suma importância para alertar a população sobre enfermidades que matam milhões de pessoas ao redor do mundo e que, através de uma simples palestra como ocorreu nesta manhã, há possibilidade de de salvar milhões de vidas.

De acordo com a enfermeira Letícia Gomes, o mês de novembro é uma oportunidade de conversar com os homens sobre a importância de cuidar da saúde. “Queremos alertar não só para a saúde da próstata, como também incentivar o homem a olhar mais para a sua saúde, fazer exames que podem prevenir uma série de outras doenças. As mulheres culturalmente têm esse cuidado, mas os homens só vão ao médico quando não se sentem bem. Ter a consciência de que é preciso também fazer um check-up é fundamental”, aponta.

É recomendado que os homens a partir da puberdade devem procurar um profissional especializado, para avaliação individualizada. O início da avaliação do risco de câncer da próstata começa aos 50 anos e, naqueles da raça negra, obesos mórbidos ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar aos 45 anos. Os exames deverão ser realizados após uma análise dos fatores de risco pelo urologista e ampla discussão de riscos e potenciais benefícios, em decisão compartilhada com o paciente. Após os 75 anos, poderá ser realizado apenas para aqueles com expectativa de vida acima de dez anos.

É importante esclarecer que, além do câncer, a próstata pode apresentar outros problemas como seu crescimento benigno, que atinge cerca de 50% dos homens acima de 50 anos, gerando dificuldade de micção, e a prostatite, que é a inflamação da glândula. Assim, a avaliação da próstata é importante.