Câmara recebe enfermeiros e discute medidas para melhoria de condições de trabalho

por Deógenes Nogueira publicado 26/05/2021 08h22, última modificação 26/05/2021 08h22
O município de Barra do Garças realiza pagamento abaixo do valor pago em outros municípios

Aconteceu nesta segunda-feira, 24, a sessão ordinária da Câmara Municipal de Barra do Garças, contando com a presença ilustre de três representantes de enfermagem que trouxeram importantes questões a serem debatidas.

O enfermeiro Gustavo Henrique fez uso do plenário para falar sobre o projeto de lei 2564/20 que se encontra em tramitação no congresso federal, tratando da fixação de um piso salarial para profissionais da enfermagem, bem como a definição da carga horária de 30 horas.

Ao falar sobre o exercício da sua atividade laboral, Gustavo ressaltou que desde a década de 80 não há nenhum tipo de regulamentação da profissão, ocasionando uma depreciação severa das condições de trabalho, assim como dos salários, além das carga-horárias excessiva.

Gustavo destacou a situação precária em que muitos técnicos e enfermeiros se encontram, necessitando realizar até três turnos de trabalho em um dia para conseguir a sua subsistência e das suas famílias.

Também mencionou a situação de profissionais que adoecem física e mentalmente, em decorrência da pandemia. Assim, Gustavo finalizou seu discurso solicitando apoio de todos, especialmente da gestão municipal, para que todos os profissionais da enfermagem permaneçam engajados nesta árdua função que é também suas vocações.

O Vereador e primeiro secretário Jairo Gehm (PRTB) ressaltou a importância da valorização destes profissionais na área da saúde, uma vez que eles são os responsáveis por salvar tantas vidas na cidade de Barra do Garças e em todo país.

Jairo Gehm chamou de “sem noção”  pessoas que insistem em circular em estabelecimentos fechados sem máscara, demonstrando sua indignação pela ausência de consciência coletiva dessas pessoas. Assim, o vereador fez um apelo aos comerciantes e proprietários de estabelecimentos, que orientem seus clientes no uso da máscara para evitar aumento de contágio de Covid-19 no município.

A palavra do vereador Paulo Bento (PL) também foi direcionada ao apoio aos profissionais da saúde, entendendo que o município de Barra do Garças realiza pagamento abaixo do valor pago em outros municípios e considerando tais reivindicações justas.

Após acompanhar de perto a luta da categoria dos enfermeiros, o vereador Zé Gota (PSDB) destacou seu apoio aos profissionais da saúde, mantendo o compromisso dos representantes da população.

Em seguida, o vereador Murilo Valoes (Republicanos) ratificou o apoio da câmara aos profissionais de saúde, assim o vereador Dr. Neto (PSB) e também o Dr. Florizan (PROS), vereador e médico que vivenciou pessoalmente tais situações em plantões que ele prestou como médico.

Jaime Rodrigues (MDB) mencionou reclamações recebidas no decorrer da semana tais como falta de remédio, nas UPAs e pronto socorros. Além da ausência de insumos como testes para o combate à Covid-19.

O presidente da Câmara, vereador Pedro Filho (PSD), ressaltou que todos os 15 vereadores da Câmara Municipal de Barra do Garças estão comprometidos com a situação dos profissionais de enfermagem.