Confira o resumo da sessão ordinária da última segunda-feira (20)

por Deógenes Nogueira publicado 22/09/2021 21h53, última modificação 22/09/2021 21h53
Vereadores celebram a finalização da obra do Contorno Rodoviário de Barra do Garças
Confira o resumo da sessão ordinária da última segunda-feira (20)

Sessão Legislativa 20/09/2021

Na assembleia da Câmara Municipal de Vereadores desta segunda-feira, dia 20, foram discutidos assuntos de extrema importância para a população barra-garcense, que acompanhou e participou da sessão através das redes sociais e Youtube.

A única representante feminina do corpo legislativo, a vereadora Maria Silvania (PSD), fez uso da tribuna para retificar uma informação fornecida no seu último discurso de que a Escola Francisco Dourado seria desativada e que as verbas que estavam destinadas a sua reforma seriam realocadas para a compra de insumos para a educação do município, como computadores e um ônibus escolar.

A parlamentar recebeu essa informação equivocada e apenas a reproduziu no intuito de trazer à luz um assunto tão importante que é a infraestrutura para o ensino do município. Entendendo a sua responsabilidade como servidora pública e representante popular, Maria Silvania está comprometida e engajada com o melhoramento da situação dos cidadãos em idade escolar de Barra do Garças

Exercendo a função de professora, Maria Silvania possui anos de experiência docente, entendendo profundamente a importância da permanência da escola Francisco Dourado na região, bem como de sua reforma urgente como forma de proporcionar aos seus estudantes um ambiente confortável e adequado para o aprendizado.

Com apenas um mês na função, a vereadora realizou viagens e se integrou a projetos, a exemplo dos projetos para implantação de passarelas e em prol da causa indígena. Além  disso, tem lutado, através de requerimentos, por recursos que sejam empregados de maneira que melhor atenda às necessidades da população barra-garcense.

O vereador Jaime Rodrigues (MDB) ressaltou a questão da vacinação de jovens com idade superior à 12 anos que possuam comorbidades, solicitando a extensão da vacinação para todos a população desta faixa etária. O vereador destacou que a quantidade de vacinas adquirida pelo município é o suficiente para a imunização dos jovens, uma vez que eles também têm sido alvo de índice elevado de contágio e podem ser vetores do vírus para amigos e familiares.

Há recomendações da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para aplicação da vacina Pfizer nas crianças e adolescentes. Barra do Garças está entre as dez cidades com maior índice de casos de Covid-19 no estado e, portanto, ainda precisa de máxima atenção na questão do combate ao vírus. O parlamentar também questionou sobre o andamento das obras da Beira Rio e da Avenida Amazonas do bairro de Nova Barra.

Com os cumprimentos aos servidores públicos municipais pelo seu dia, 20 de Setembro, o Vereador Dr. Neto (PSB) iniciou sua alocução ressaltando o empenho e esmero dos seus serviços prestados ao município, vislumbrando melhorias futuras em questões como condições de trabalho e salário. Também mencionou a continuação da obra do Anel Viário, que contou com a visita do Ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas, que prometeu a finalização da construção do Contorno Rodoviário de Barra do Garças até Março de 2022.

O presidente da Câmara, vereador Pedro Filho (PSD), complementou a fala de Dr. Neto sobre o contorno viário e convidou a todos os presentes a participarem da reunião com empresários de Barra do Garças  para realizar coleta de orçamentos e possíveis contratos com seus estabelecimentos, além de esclarecer como está se dando o processo de aquisição destes produtos e serviços.

Para ilustrar como ocorre este processo, o presidente mencionou a porta da casa de leis que está com a mola quebrada, mas não há nenhuma empresa com certidão para o conserto. É importante ressaltar que não existe a possibilidade de pagamentos antecipados às empresas pela prestação de serviços em órgãos públicos, bem como não há nenhuma chance de que o pagamento não seja realizado após a realização dos reparos e apresentação da nota fiscal por estas empresas.

“Tal reunião será importante para que os 58 empresários convidados tenham pleno conhecimento de como é tratado o dinheiro público pela Câmara Municipal de Barra do Garças.” Afirmou o presidente Pedro Filho.