Em sessão ordinária, vereadores discutem chegada de variante da Covid-19

por Deógenes Nogueira publicado 30/11/2021 18h25, última modificação 01/12/2021 11h05
As medidas para evitar a contaminação pela nova variante, deve-se incluir um plano de aceleração da vacinação

Aconteceu nesta segunda-feira, 29, a sessão ordinária da Câmara Municipal de Barra do Garças, transmitida ao vivo pelas redes sociais da Câmara e Youtube.

O plenário se iniciou com o vereador Paulo Bento (PL), que preside o projeto Câmara em Ação, responsável por levar até os bairros e distritos de Barra do Garças sessões extraordinárias com o objetivo de colher sugestões de demandas trazidas pela população para o Plano Plurianual 2022/2025 e Lei Orçamentária Anual (LOA).

O vereador agradeceu a presença de 77 pessoas no último evento que aconteceu na escola Delice Farias do Santos, no bairro São José. Também agradeceu às empresas parceiras que estiveram presentes, como a Policlínica São José, Senac São Benedito, Faculdade Cathedral e o Boticário, além dos colegas presentes que representaram todos os 15 vereadores da Câmara Municipal.

O vereador Dr. Neto (PSB) se posicionou com relação à possibilidade da chegada da nova variante da Covid-19 no Brasil, nomeada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) por Ômicron. O vereador ressaltou a importância de reforçar os cuidados preventivos, como uso de máscaras, álcool e o manter distanciamento.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma Nota Técnica Complementar ampliando as recomendações ao governo brasileiro referente à entrada de viajantes no país e restrições de voos.

O Dr. Neto destacou ainda que as medidas para evitar a contaminação pela nova variante, deve-se incluir um plano de aceleração da vacinação e que os dados exatos sobre o índice de vacinação na cidade de Barra do Garças devem ser imediatamente divulgados.

Além disso, o vereador trouxe ao plenário problemas relatados por moradores com relação ao atendimento odontológico em Barra do Garças, principalmente às pessoas com deficiência. Reforçou a necessidade de regulamentação para melhoria da questão do atendimento odontológico das pessoas impossibilitadas de locomoção até um posto de saúde.

O problema do calor nas Unidades de Saúde de Barra do Garças foi denunciado pelo vereador Jairo Gehm (PRTB), que reportou cobranças indevidas por parte da empresa responsável pelo serviço de manutenção dos aparelhos de ar condicionado dos postos de saúde.

Segundo o vereador, a empresa que ganhou a licitação ofereceu os serviços por um valor e, após realizar algumas manutenções, solicitou revisão de valor muito acima do que estava previsto em contrato.

O vereador Pedro Filho (PSD) agradeceu o trabalho desempenhado por todos os vereadores de Barra do Garças e das cidades do entorno, elucidando a função que eles exercem nas políticas públicas.

A próxima audiência do Câmara em Ação acontecerá no dia 04 de Dezembro, na Escola Municipal Antônio Marcucci, no bairro Santo Antônio, às 9h e contará com a presença da população local.