Nota Oficial: Operação transparência da Polícia Civil busca documentos antigos anteriores a 2021

por Deógenes Nogueira publicado 14/03/2024 14h25, última modificação 14/03/2024 14h34
A decisão judicial ressalta a importância da colaboração dos Presidentes da atual legislatura

Na manhã desta quinta-feira (14), a Polícia Civil esteve na Câmara Municipal de Barra do Garças para realizar busca e apreensão de documentos, dando continuidade à Operação Transparência iniciada em 2021, através da iniciativa da Câmara Municipal que realizou a entrega voluntária de documentos.

Nesta quinta-feira a equipe policial batizou a operação intitulada “Transparência” onde buscava documentos antigos relacionados a servidores que teriam recebido verbas indevidas, em gestões anteriores ao ano de 2021.

A investigação foi iniciada em 2021 a partir da entrega voluntária de documentos encontrados na gestão do então presidente vereador Pedro Filho (PSD), que identificando as irregularidades encaminhou a documentação ao Ministério Público, ao Tribunal de Contas e a Policia Civil.

Com a implementação da digitalização e organização do acervo documental da Câmara Municipal, realizada na atual gestão do Presidente Zé Gota, foi possível localizar mais documentos que contribuíram para a eficiência da operação.

Tanto o ex-presidente Pedro Filho, que atuou no biênio 2021-2022, quanto o atual presidente Zé Gota (biênio 2023-2024) reafirmam seus compromissos com a transparência pública, garantindo que a Polícia Civil tenha acesso a todos os documentos e equipamentos eletrônicos que possam corroborar com o bom andamento da operação.

É importante ressaltar que os Vereadores, que possuem mandatos desta legislatura (19ª) não são alvos da investigação. Conforme é citado na decisão judicial “[...] não havendo informações nos autos de que os atuais agentes políticos que compõem à vereança local estejam envolvidos nos crimes em apuração. [...]

 

A decisão judicial ressalta a importância da colaboração dos Presidentes da atual legislatura. Leia-se o trecho:

[...] Repisa-se a contribuição já prestada pelos respectivos Presidentes da Câmara Municipal da atual legislatura, demonstrando interesse na persecução e esclarecimento de fatos ocorridos dentro das instalações daquela Casa de Leis, envolvendo funcionários e dinheiro público[...]

[...] Importa anotar que as investigações, no atual momento, abrangem diligências a serem cumpridas nas instalações da Câmara Municipal, mas com o fito de obter documentos e informações acerca de condutas supostamente perpetradas em datas anteriores à atual legislatura, não havendo informações nos autos de que os atuais agentes políticos que compõem à vereança local estejam envolvidos nos crimes em apuração. [...]