Plano Municipal de Saneamento Básico é entregue na Câmara

por Konrad Felipe/Assessoria de imprensa da Câmara de Barra do Garças — publicado 10/10/2016 15h55, última modificação 10/10/2016 17h19
A Hollus Engenharia e Meio Ambiente entregou, na manhã de sexta-feira (7/10), na Câmara de Barra do Garças, o plano municipal de saneamento básico de Barra do Garças. Além do plano, a empresa entregou o Sistema Municipal de Informações sobre Saneamento – SIMISA, ferramenta desenvolvida para auxiliar a população e o gestor público a acompanhar a execução das medidas previstas no Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB.

Além disso, a SIMISA é uma ferramenta de coleta e confecção de indicadores relativos ao saneamento básico do município, sendo baseado nos indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento - SNIS.

Através deste sistema é possível acompanhar os índices quantitativos e qualitativos dos serviços de abastecimento de água, de coleta de esgoto sanitário, de coleta de resíduos e drenagem de águas pluviais, assim como acompanhar a evolução da infraestrutura e dos serviços prestados.

Assim será possível levar à população o conhecimento e a importância do saneamento básico, por meio de relatórios estatísticos e gráficos reais da situação dos sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem, demonstrando a sua evolução no decorrer dos anos.

Este sistema apoia-se em um banco de dados administrado na esfera municipal, que contém informações de caráter institucional, administrativo, operacional, gerencial, econômico-financeiro e de qualidade sobre a prestação de serviços de água, esgotos, manejo de resíduos sólidos e de águas pluviais.

O evento foi acompanhado pela população, secretário de Urbanismo Lúcio Junqueira e os vereadores Miguelão (PSB), Kiko (PT) e Zé Maria (PTB).

Para o presidente da câmara, vereador Miguelão, o plano possibilita Barra do Garças buscar investimentos para o município. “Com esse plano em mãos podemos conseguir emendas parlamentares em Brasília e Cuiabá, o que possibilitará mais desenvolvimento para nossa cidade”.

O Sistema Municipal de Informações sobre Saneamento – SIMISA, está disponível virtualmente e pode ser acessado através do endereço eletrônico http://simisa.barradogarcas.mt.gov.br/.