Resumo da 35ª Sessão Ordinária da 19ª legislatura de Barra do Garças

por Deógenes Nogueira publicado 19/10/2021 22h30, última modificação 20/10/2021 17h44
O presidente, Pedro Filho (PSD), destacou as ações constantes da Câmara Municipal
Resumo da 35ª Sessão Ordinária da 19ª legislatura de Barra do Garças

35ª sessão ordinária da 19ª legislatura

Aconteceu nesta segunda-feira, 18, a sessão ordinária da câmara municipal de Barra do Garças, que contou com a participação popular através das mídias sociais da câmara (Instagram e Facebook) e também pelo Youtube.

A sessão foi marcada pelo sentimento de pesar dos vereadores, representados pelo vereador Guinha (PSD) e Valdei Leite Guimarães (MDB), através de moção de pesar, pelo falecimento do Sr. Anailto Teodoro Veras, residente do bairro Piracema. Conhecido como Chokito, o Sr. Anailto prestou relevantes serviços ao município como serralheiro e deixou filhos e esposa.

O vereador Zé Maria (DEM) e Dr. Florizan (PROS), ambos médicos, foram mencionados pela maioria dos seus colegas parlamentares, recebendo a justa homenagem pela comemoração do dia do médico, celebrado em 18 de Outubro. Os vereadores relembram a fundamental atuação de tal categoria na pandemia causada pela Covid-19, assim como em outras situações relacionadas à saúde e bem estar da população.

Em virtude da emenda no valor de R $200.000,00 destinada à compra de camas elétricas hospitalares para o pronto-socorro da região, o vereador Murilo Valoes (Republicano) agradeceu no plenário ao deputado Ondanir Bortolini, conhecido por Nininho (PSD), ao secretário de saúde Adilson Tavares Lopes (PSD) e ao prefeito Dr. Adilson (PSD).

O presidente da Câmara legislativa, Pedro Filho (PSD), destacou as ações constantes da Câmara de vereadores pelo Outubro Rosa, mês de conscientização da importância da prevenção e tratamento do câncer de mama. Esta é mais uma maneira de atender às necessidades da população, que continua sendo acometida por esta enfermidade, segundo o vereador.

O vereador ainda ressaltou a presença das esposas dos vereadores Ronair (PSDB), Sra. Rosélia, do vereador Paulo Bento (PL), a Sra. Ana Paula e da Sra. Emilene, esposa do vereador Zé Maria. Além da Sra. Rosângela, esposa do vereador Pedro Filho. Elas acompanharam a sessão em nome das mulheres de Barra do Garças.

Pedro Filho também destacou os esforços que toda cidade de Barra do Garças vem fazendo nos últimos 16 meses para superar a crise causada pela pandemia da Covid-19, sem negligenciar outras necessidades e demandas da sociedade. Sempre em conjunto, a casa de leis permanece buscando solucionar tais lacunas com geração de emprego e renda.

O vereador Secreta Bike (PSB) fez uso da palavra para realizar um agradecimento em nome de todos os vereadores ao servidor Marcus Coelho, secretário de transporte da prefeitura de Barra do Garças. Também agradeceu ao Secretário de Saúde, Sr. Adilson, o vereador Dr. Neto (MDB), pelo enfrentamento à pandemia e por retomar as condições de dar prosseguimento aos projetos em prol da saúde em Barra do Garças.

O Dr. Neto também mencionou a importância da atenção especial que a prefeitura e a câmara têm dispensado à campanha do Outubro Rosa, oferecendo palestras para as mulheres e disponibilizando exames preventivos para que a campanha aconteça no campo da ação.

Com foco na  audiência do Plano Plurianual, que consiste no estabelecimento de metas para o município para os próximos 4 anos (2022 a 2025), o vereador Paulo Bento (PL) notou pouca participação da sociedade, mas ressaltou a presença massiva dos vereadores na audiência. o parlamentar solicitou, portanto, que as audiências futuras sejam realizadas nos bairros para que a sociedade participe efetivamente. O presidente Pedro Filho concordou com o vereador de pronto, acatando a sugestão para verificar em conjunto com os vereadores como mobilizar os recursos materiais e humanos para viabilizar tal ação.