Confira o resumo da Sessão Ordinária de segunda-feira dia 22/11

por Deógenes Nogueira publicado 24/11/2021 16h30, última modificação 29/11/2021 11h36
Câmara Municipal discute vandalismo no cemitério da cidade de Barra do Garças-MT
Confira o resumo da Sessão Ordinária de segunda-feira dia 22/11

Presidente da Câmara, Pedro Filho e Jairo Gehm 1º Secretário

Nesta segunda-feira, 22, aconteceu a sessão ordinária da Câmara Municipal de Barra do Garças, transmitida pelo Youtube e redes sociais.

O vereador Dr. Neto falou sobre os eventos promovidos pela Câmara de Vereadores de Barra do Garças nos bairros e distritos da cidade. Esses eventos contaram com palestra educacional sobre a saúde do homem, em virtude do Novembro Azul.

As ações da Câmara neste sentido tem impactado positivamente na saúde pública, segundo o vereador. Também chama atenção do parlamentar a quantidade de pessoas em situação de rua que se encontram na cidade de Barra do Garças. O vereador Dr. Neto considera que esta é uma questão de gestão pública, que deve ser tratada com urgência por estar causando grandes transtornos a comerciantes e transeuntes. Além disso, as ocorrências de violência começam a ser registradas envolvendo essas pessoas.

O vereador pontua a necessidade de ação social para pessoas que se encontram em estado de mendicância. Muitos necessitam de ajuda, como medicamentos e assistência psicológica, para que possam sair desta difícil situação.

Outras pessoas em situação vulnerável estão chegando a Barra do Garças, por ser uma cidade de referência na região do Araguaia, através das fronteiras como andarilhos e também pela rodoviária. Por isso, no requerimento também consta a solicitação de tratativa para recepcionar essas pessoas para realizar atendimento apropriado e direcionamento.

O vereador Paulo Bento também mencionou a ação da Câmara das sessões públicas para discussão do PPA (Plano Plurianual) nos bairros e distritos. Segundo o vereador, na audiência de Indianópolis compareceram 54 pessoas que apresentaram 23 propostas. Já no Vale do Sonho, estiveram presentes 48 pessoas e foram apresentadas 10 propostas. No Toricueje, 120 pessoas participaram da sessão, com  67 propostas e na escola Moreira Cabral, no bairro Anchieta, 23 pessoas estiveram presentes, com a coleta de 10 propostas. Além disso, Paulo Bento destacou a importância da participação popular, pois todos os temas tratados na audiência são de interesse geral.

O vereador Secreta Bike trouxe ao conhecimento de todos problemas graves envolvendo o cemitério da cidade, que tem sido vandalizado. Já existe a solicitação para a implementação de segurança especializada, mas é necessário que essa demanda seja priorizada em respeito às famílias que têm entes queridos sepultados no cemitério da cidade

O vereador também falou sobre a falta de medicamentos no posto de saúde do Bairro Santo Antônio, assim como de profissionais especializados para atendimento.

Considerando a importância da discussão levantada pelo vereador Secreta Bike, o vereador Jairo Gehm destacou a lei 4.130 de 7 de outubro de 2019 que concede atendimento preferencial nos estabelecimentos públicos e privados para aquelas pessoas com fibromialgia. Trata-se de uma doença muito incômoda, que provoca dores constantes e que não cessam.

No entanto, a Lei não traz regulamentação sobre como é possível realizar a comprovação para o atendimento preferencial. A sugestão do vereador é de revisão da Lei para que as pessoas acometidas por essa doença retirem junto a Secretaria Municipal de Saúde uma carteirinha informativa sobre a enfermidade e necessidade de atendimento prioritário.

O vereador também mencionou que a contratação de servidores públicos do município de Barra do Garças que não recebe décimo terceiro ou férias. Para que essas condições ocorram, devem estar inseridas no contrato de trabalho. Assim, o vereador solicita ao poder executivo que faça uma alteração no Estatuto dos servidores públicos municipais inserindo esses dois direitos aos contratados a partir do próximo ano para que eles possam receber férias e décimo terceiro.

Ainda tivemos na sessão a palestra com a Enfermeira/Professora Larissa Adriana sobre Ações de Prevenção e combate ao câncer de mama e de colo uterino. Já o Dr. Rodrigo Mascarenhas, falou sobre ações de prevenção e combate ao câncer de próstata.