Sessão Solene entrega 11 Títulos de Cidadania Barra-garcense

por Konrad Felipe / Assessor de imprensa da Câmara de Barra do Garças — publicado 19/06/2017 17h21, última modificação 19/06/2017 17h21
Com o plenário lotado, o Poder Legislativo realizou a III Sessão Solene de 2017 na noite de quarta-feira (14/6) e entregou 11 títulos de Cidadania Barra-garcense.

Foram agraciados personalidades que contribuíram para o desenvolvimento e a história do município. Os títulos de cidadania Barra-garcense são outorgados através de projetos de resolução, sendo no máximo 01 (um) por Vereador, em cada ano.

A cerimônia foi organizada pela gestão “Câmara Sempre Presente” conduzida pelo presidente Miguelão (PSB) no plenário “Vereador Manoel Pereira Brito”.

O presidente da Câmara, vereador Miguelão, durante a outorga dos títulos, disse estar extremamente honrado em outorgar os títulos de cidadania, segundo ele, pela relevância em reconhecer o compromisso, empenho, amor e dedicação dos homenageados em relação à Barra do Garças. “Os projetos de resolução quando apresentados não caracterizam uma vaidade aos homenageados, mas sim o reconhecimento do compromisso que eles têm com a nossa cidade”, disse.

Miguelão também fez questão de parabenizar todos os vereadores que tiveram a ideia de indicar os títulos aos agraciados. “Que esses títulos sejam tão importante para os agraciados como é para todos nós”.

Histórico dos agraciados

ADELCINO FRANCISCO LOPO

O Sr. ADELCINO FRANCISCO LOPO é natural da cidade de Montalvânia - MG e chegou em Barra do Garças no ano de 1978.Trabalhou no Supermercado Cogal e na Empresa Sudanisa/Sadia e em 1995 criou a empresa Napolitana como prestadora de serviços e hoje como fábrica de embalagens e ainda, na loja especializada em doces e artigos para festas, gerando mais de 200 empregos, 110 apenas em Barra do Garças.Desenvolve atividade agropecuária, com propriedade no município de Pontal do Araguaia, fazendo parte de bacia leiteira daquele município, gerando de 35 a 45 mil litros de leite por mês.

Reconhecidamente, o Sr. ADELCINO FRANCISCO LOPO tem realizado relevantes serviços à nossa cidade e região, e através de seu trabalho, tem colaborado muito com o desenvolvimento de Barra do Garças.

 

FLOREZIL NASSER DE CARVALHO

A Sra. FLOREZIL NASSER DE CARVALHO é natural da cidade de Rosário D’Oeste - MT, nascida em 26 de abril de 1951, filha de Fauze José Assad Nasser e de dona Aurea Magalhães Nasser. Reside há muitos anos em Barra do Garças, sendo formada em Pedagogia, exerceu o magistério como professora pelo Estado de Mato Grosso, uma das primeiras professoras da Escola Estadual de 1° e 2° grau Deputado Norberto Schwantes, no Conjunto Habitacional Piracema, onde reside até a presente data, na rua Fabrício Nasser de Carvalho.

Como professora, Dona FLOREZIL sempre colaborou, através de seu trabalho, com a formação na Educação das crianças, adolescentes e adultos.

FLOREZIL também exerceu atividade empresarial, com a Loja La'vitrine Modas e Artes, estabelecida à Av. Presidente Vargas, em frente ao Auto Posto Zampa, colaborando com o desenvolvimento de nossa cidade.

Após muitos anos exercendo o magistério, ela aposentou-se pelo Estado de Mato Grosso, recebendo do então Governador Blairo Maggi, votos de reconhecimento e de agradecimentos pelo trabalho desenvolvido em prol da educação, durante os anos em que esteve em atividade.

É casada com Raimundo Rocha de Carvalho com quem teve um casal de filhos. Uma família ordeira, tradicional e pioneira de nossa cidade.

Reconhecidamente, a Sra. FLOREZIL NASSER DE CARVALHO tem realizado relevantes serviços à nossa cidade e região, e através de seu trabalho, tem colaborado muito com o desenvolvimento de Barra do Garças.

INGRID MOTA GUERRA JACARANDÁ

A Sra. INGRID MOTA GUERRA JACARANDÁ é natural da cidade de Goiânia - GO, nascida no dia 04 de agosto de 1981, filha de Luiz Fernando Guerra e de dona Suelene Mota de Brito, veio para Barra do Garças no ano de 1997, sendo ela bacharel em Direito, com pós graduação em Gestão Empresarial.

Aos 18 anos de idade casou-se com o Sr. Eldo Jacarandá Junior, filho de família pioneira de Barra do Garças.

No ano de 2000 iniciou o curso de Letras, pela Universidade Federal de Mato Grosso, quando no 3º ano, afastou-se dos estudos em virtude da gestação da sua filha JÚLIA e, dois anos após, iniciou o curso de Direito, pelas Faculdades Cathedral, concluindo seus estudos no ano de 2008. Participou do processo seletivo para a Gerência do SENAC, quando logrou êxito nesse pleito e passou a ocupar o mencionado cargo, atendendo 29 municípios, levando capacitação para mais de 20 mil alunos.

Reconhecidamente, a Sra. INGRID MOTA GUERRA JACARANDÁ tem realizado relevantes serviços à nossa cidade e região, e que através de seu trabalho, tem colaborado muito com o desenvolvimento de Barra do Garças.

JOSÉ EURÍPEDES FURTADO DE SOUZA

O Sr. JOSÉ EURÍPEDES FURTADO DE SOUZA é natural da cidade de Jataí - GO, onde nasceu em 31 de julho de 1952, filho de Firmino Furtado Gouveia e Dona Maria Balbina da Souza, veio para Barra do Garças no ano de 1978.

Nesta cidade trabalhou na empresa Eletrogeral e Auto Peças Araguaia e atualmente é proprietário da empresa FUSCAR, no ramo de mecânica de automóveis, peças e serviços.

Trata-se de um cidadão honesto, trabalhador, de conduta e moral ilibadas, sempre soube conquistar a simpatia, amizade e o respeito das pessoas, sendo um bom esposo e pai dedicado.

É casado com dona Joana Maria Ferreira de Souza, com quem teve os filhos: Rewry Ferreira de Souza, Vinycius Ferreira de Souza e Wyllen Ferreira de Souza.

Reconhecidamente, o Sr. JOSÉ EURÍPEDES FURTADO DE SOUZA tem realizado relevantes serviços à nossa cidade e região, e através de seu trabalho, tem colaborado muito com o desenvolvimento de Barra do Garças.

LÁZARA DIVINA DA SILVA SIQUEIRA

A Sra. LÁZARA DIVINA DA SILVA SIQUEIRA é natural da cidade de Jataí - GO, onde nasceu no dia 14 de agosto de 1960, filha do Sr. João José de Silva e Sra. Otávia Marques da Silva. Chegou em Barra do Garças no ano de 1969.

LÁZARA DIVINA é pessoa bastante conhecida em nossa cidade, pois desde que aqui chegou tem exercido suas atividades profissionais, incialmente como salgadeira e confeiteira, atividades essas que foram importantes na subsistência de sua família e que através das quais conquistou a confiança e a simpatia das pessoas.

É casada há 40 anos com o Sr. Reginaldo Lopes Siqueira (Professor Reginaldo), com quem teve os filhos: Laura Divina Caetano, Welligton Thiarlies da Silva Siqueira, Welton Dayves da Silva Siqueira e Meire Crystian da Silva Siqueira.

Sendo pessoa atuante na área social, exerceu por muitos anos atividades junto à Pastoral da Criança, no bairro Vila Maria e bairros vizinhos, e foi voluntária na área da saúde por 28 anos. É técnica de enfermagem e atualmente é coordenadora da Policlínica São José.

Reconhecidamente, a Sra. LÁZARA DIVINA tem realizado relevantes serviços à nossa cidade e região, e através de seu trabalho, tem colaborado muito com o desenvolvimento de Barra do Garças.

MARIA PERPÉTUA CANDIDO MORENO

A Sra. MARIA PERPÉTUA CANDIDO MORENO é natural da cidade de Tesouro - MT, onde nasceu no dia 14 de dezembro de 1960, veio para esta região há muitos anos. É filha de Enéas Moreno Siqueira e Elza Moreno Franco.

Como professora, a Sra. MARIA PERPÉTUA sempre colaborou, através de seu trabalho com a formação e educação das crianças, adolescentes e adultos. Ministrou aulas nas escolas "Estadual São João Batista" e "O Pequeno Príncipe" e atualmente, atua desde 2001, no "Centro Educacional Laura Vicuna".

Trata-se de uma pessoa bastante conhecida, mulher batalhadora, mãe exemplar, dedicada à família, cidadã honrada, trabalhadora, que sempre procurou conquistar a amizade e o respeito das pessoas e sua prole é formada por 3 filhos, GLEBER CANDIDO MORENO, NANCIY CANDIDO MORENO E JORGE CANDIDO MORENO, e 4 netos.

Reconhecidamente, a Sra. MARIA PERPÉTUA CANDIDO MORENO tem realizado relevantes serviços à nossa cidade e região, e através de seu trabalho, tem colaborado muito com o desenvolvimento de Barra do Garças.

MAROSAM DIAS DA SILVA

O Sr. MAROSAM DIAS DA SILVA é natural da cidade de Tupiratins – TO, antigo norte de Goiás, nascido em 04 de abril de 1964, filho de Antônio Dias da Silva e Raimunda Pereira da Silva.

Marosam Dias é o caçula de 9 (nove) irmãos e ficou órfão de pai aos 6 (seis) anos de idade em 1970 na cidade de Paraíso do Norte - GO, hoje Paraíso do Tocantins.

Sua mãe, sem estudos e viúva, vinda da zona rural, precisou trabalhar para terminar de criar os filhos sozinha e com a ajuda de Deus. Foi lavadeira, costureira, porteira e merendeira de uma escola, trabalhou duro para encaminhar os filhos na vida.

Marosam Dias na sua adolescência e juventude morou em Paraíso do Tocantins, estudou na Escola Estadual Trajano Coelho Neto e Colégio São Geraldo e aos 20 anos de idade decidiu vir para Barra do Garças morar com sua irmã Irani Dias Teixeira, esposa do saudoso Juracy Teixeira que o acolheu com muito carinho nessa fase difícil da sua vida.

Continuou seus estudos em Barra do Garças e formou-se em Técnico em Contabilidade, na escola Dom Bosco no ano de 1986.

Seu primeiro emprego na cidade de Barra do Garças em junho de 1984 foi no Grupo Corrêa, como Auxiliar Administrativo onde trabalhou até o ano de 1999. Trabalhou 3 (três) anos no Grupo ZS de 1999 à 2001 e 8 (oito) anos como gerente administrativo no Frigorífico Carvalho de 1991 à 2009.

Casou em 1988, com Sandra Lopes Lemes, união essa que lhes deram duas filhas: Rayanne Dias Lemes e Amisadai Dias Lemes. Tem uma neta de 3 anos, Anna Julia Dias de Freitas.

Formado em História pela Faculdade Univar e Pós-Graduado em História de Mato Grosso. Bacharel em Teologia formado pela Faculdade Teológica das Assembleias de Deus.

Em março de 2009 abriu seu Escritório de Contabilidade tornando-se um empresário responsável e de sucesso em Barra do Garças.

Foi Ordenado a Pastor em abril/2007, atualmente é o 2° Vice-Presidente da Igreja Assembleia de Deus, Catedral Ministério de Madureira de Barra do Garças. Foi Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Barra do Garças 2013/2016 dando sua contribuição à Cidadania e Controle Social (trabalho voluntário), é músico membro da Banda Municipal de Barra do Garças desde 1985. É o atual Delegado do CRC/MT (Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso) em Barra do Garças e região (trabalho voluntário). Como historiador escreveu o livro “Frutos de Uma Promessa” em 2005 em comemoração ao Jubileu de Ouro da Igreja Assembleia de Deus, Ministério de Madureira em Barra do Garças.

Marosam Dias é um cidadão religioso que valoriza a família e o bem-estar social, honesto, íntegro e de bom coração, sempre disposto a ajudar o próximo, zeloso com sua reputação, ética e transparência em todas as suas ações.

Reconhecidamente, o Sr. MAROSAM DIAS DA SILVA tem realizado relevantes serviços à nossa cidade e região, e que através de seu trabalho, tem colaborado muito com o desenvolvimento de Barra do Garças.

MINERVINA MARIA DE JESUS

A Sra. MINERVINA MARIA DE JESUS é natural da cidade de Cícero Dantas - BA, onde nasceu no dia 11 de agosto de 1926, vindo para esta região há muitos anos, passando a residir no povoado de Voadeira, sendo uma das pioneiras daquela localidade.

Trata-se de uma pessoa bastante conhecida, mulher batalhadora, mãe exemplar, dedicada à família, cidadã honrada, trabalhadora, que sempre procurou conquistar a amizade e o respeito das pessoas e sua prole é formada por 8 filhos, 27 netos, 56 bisnetos e 5 tetranetos.

Reconhecidamente, a Sra. MINERVINA MARIA DE JESUS tem realizado relevantes serviços à nossa cidade e região, e que através de seu trabalho, tem colaborado muito com o desenvolvimento de Barra do Garças.

OSMAR CLÁUDIO DA SILVA

O Sr. OSMAR CLÁUDIO DA SILVA é natural da localidade de Bocãina, no município de Fazenda Nova - GO e chegou em Barra do Garças em 30 de janeiro de 1983. É conhecido popularmente como BENTEVI ou ET de Barra do Garças

Iniciou seus estudos na 1 ª ano do ensino fundamental na cidade de Moiporá-GO, seu primeiro contato com a leitura foi aos 8 anos, em escola de Fazenda, onde aprendeu o "be-a-bá" e as quatro operação matemáticas, no tempo da palmatória, aos 17 anos matriculou-se na 4ª série na cidade de Córrego do Ouro-GO e aos 18 anos veio da roça para morar na cidade de São Luiz de Montes Belos-GO.

Foi cobrador de ônibus na empresa Viação Maia e Viação Souza, foi pintor de parede, artes publicitárias, vendedor de enxoval (viajante), raizeiro e homeopata.

Casou-se com dona MARIA FELICIA DOS SANTOS SILVA em 19 de novembro de 1977, com quem teve os filhos: ELIONAI, ELIEL, ELIMAR.

Estudou no EJA em Aragarças-GO, Telecurso e fez provão na Escola Marisa Mariano, no ano de 1988. Em 2014 tentou o curso de Direito e também o curso de Biologia.

Há 32 anos se dedica a atividade de raizeiro em nossa cidade e ainda faz um trabalho voluntário com musicoterapia em hospitais e escolas.

Em 2015, foi reconhecido com figura representativa do ET de Barra do Garças, através do Projeto que institui o Dia do ET.

Reconhecidamente, o Sr. OSMAR CLÁUDIO DA SILVA tem realizado relevantes serviços à nossa cidade e região, e que através de seu trabalho, tem colaborado muito com o desenvolvimento de Barra do Garças.

RANIE PEREIRA SOUSA

O Sr. RANIE PEREIRA SOUSA é natural de Cuiabá - MT, nasceu no dia 04 de janeiro de 1985. É Major do Bombeiro Militar, foi comandante do comando regional IV e da 1° Companhia Independente em Barra do Garças do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso. É filho de mecânico Luiz Humberto de Sousa e da cabeleireira Maria Divina Pereira dos Santos.

Aos dois anos de idade em 1987, mudou-se para Barra do Garças, para acompanhar os pais, que vieram trabalhar nessa cidade. Estudou o ensino básico e fundamental na Escola Estadual Cristino Cortes, até a antiga fr1 série.

No ano de 1997 retomou a Cuiabá- MT, junto aos seus pais para aumentar a possibilidades de estudos e oportunidades. Terminando seus estudos em colégio público, foi aprovado no ano de 2004 na Universidade Federal de Mato Grosso para Ciências da Computação e logo após para o concurso para ingresso ao Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros do Estado de Mato Grosso no ano de 2004. Nesse mesmo ano fora realizar sua formação em Goiânia- GO, no qual após 3 anos, foi declarado aspirante a oficial em outubro de 2006. Voltando a capital mato-grossense trabalhou como aspirante oficial, 2° tenente e 1° tenente, no 2° batalhão de bombeiros em várzea grande e 1° batalhão de bombeiros em Cuiabá.

Foi aprovado em concurso interno e passou a ingressar no ano de 2010 a Força Nacional de Segurança em Brasília, trabalhando em grandes operações, como na tragédia da região serrana do Rio de Janeiro em 2010 e em outros estados, como Distrito Federal, Acre, Maranhão e Goiás. Ao ser promovido a capitão, trabalhou na secretaria de segurança pública, sendo lotado no gabinete de gestão integrada.

Após 2 anos e meio, fora convidado para assumir a 1 ª companhia independente de bombeiros militar em barra do garças_ em janeiro de 2015 e após a promoção a major, assumiu o comando do comando regional 4, responsável por 31 municípios do vale do Araguaia. Após retomar a Barra do Garças, o major Ranie ampliou a capacidade operacional, estabeleceu como prioridade o atendimento à população as ações preventivas através dos serviços técnicos e os projetos sociais como bombeiros do futuro, que vem transformando crianças, através do civismo e conhecimentos que habilitam essas crianças a serem melhores cidadãos. Durante sua gestão, a 1 ª CIBM foi contemplada com 25 militares.

Também foram capacitados os militares para atuarem com eficiência e eficácia no atendimento emergencial e com isso a continuidade do treinamento foram fundamentais para o reconhecimento das atividades do corpo de bombeiros em prol da sociedade barra-garcense.

As edificações foram fiscalizadas e foram criados mecanizamos para regularização, visando sempre a mitigação de tragédias e valorizando a vida do cidadão.

O major Ranie é Bacharel em Administração de Empresas pela UFMT, Bacharel Segurança Pública pela UEG, Especialista em Direito e Processo Administrativo, Especialista em Segurança Pública, Especialista em Prevenção e Combate à Incêndios Florestais com de mais de 50 cursos ao longo da carreira, artigos publicados, docente em cursos militares e civis de graduação e especialização, com diversas condecorações, moções honrosas, elogios meritórios e medalhas. Seu período em que esteve em Barra do Garças sempre pontuou pelo dialogo, profissionalismo e resolução de problemas.

Reconhecidamente, o Sr. Maj.BM. RANIE PEREIRA SOUSA tem realizado relevantes serviços à nossa cidade e região, inclusive na nova função de secretário executivo do comitê estadual de gestão do fogo na SEMA que através de seu trabalho, tem colaborado muito com o desenvolvimento de Barra do Garças.

RUBENS WILIAM DE FIGUEIREDO CUNHA

O Sr. RUBENS WILLIAM DE FIGUEIREDO CUNHA é natural da cidade do Rio de Janeiro - RJ, nascido no dia 07/03/1956, filho de dona Antonieta Rodrigues de Figueiredo. Conhece nossa cidade desde o ano de 1974, mas passou a residir no ano de 1981, quando se instalou como Cirurgião Dentista, montando consultório odontológico, como clínico geral e a partir de 1998, atuando somente como especialista em cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial, no mesmo endereço até a presente data.

Desenvolveu suas atividades estudantis na cidade de Uberlândia-MG, ingressou na Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro e concluiu o curso de Odontologia na FIUBE em julho de 1979.

É especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, em Saúde Pública, em Periodontia e ainda, em Fundamentação Didático-Metodológica da Formação Docente a Nível Superior.

Seu trabalho é reconhecido por várias entidades de classe, segmentos sociais organizados e pela comunidade barra-garcense, através de parlamentares municipais, com várias homenagens de reconhecimento e de aplausos, pelos bons serviços prestados ao município.

É casado com Dona Sebastiana Pereira de Freitas Cunha.

 Reconhecidamente, o Sr. RUBENS WILLIAM FIGUEIREDO CUNHA tem realizado relevantes serviços à nossa cidade e região, e que através de seu trabalho, tem colaborado muito com o desenvolvimento de Barra do Garças.

WALTER CÉSAR COSSI

O Sr. WALTER CÉSAR COSSI é natural da cidade de Vargem Grande do Sul - SP, onde nasceu em 02 de maio de 1962. Chegou em Barra do Garças no ano de 1983 e desde então exerce atividades no ramo empresarial em nossa cidade.

Trata-se de um cidadão honrado, trabalhador, cumpridor de suas obrigações, que através de seu trabalho e seu senso de homem empreendedor, tem sido um grande parceiro de Barra do Garças.

É casado com dona MARIA ÂNGELA MORENO COSSI e pai de um casal de filhos: WALTER CÉSAR COSSI FILHO e CAROLINA MORENO COSSI.

Reconhecidamente, o Sr. WALTER CÉSAR COSSI tem realizado relevantes serviços à nossa cidade e região, e que através de seu trabalho, tem colaborado muito com o desenvolvimento de Barra do Garças.