TCE-MT capacita prefeitos e vereadores de 32 municípios em Barra do Garças

por Deógenes Nogueira publicado 07/07/2022 20h53, última modificação 07/07/2022 20h53
Pedro Filho foi um dos palestrantes e destacou a capacitação dos vereadores e o fortalecimento da democracia

Da Redação/ Vander Lima com Assessoria TCE-MT
ASCOM-CMBG/ Deógenes Nogueira

Prefeitos, vereadores e servidores dos poderes executivo e legislativo de 32 cidades da região Araguaia lotaram a abertura do Conexão TCE 22. O evento, realizado nesta quinta-feira (7) em Barra do Garças, levou capacitação a 567 participantes, que voltam aos seus municípios preparados para colocar em prática uma série de orientações que vão elevar a qualidade da administração pública no estado.

Os conselheiros Antônio Joaquim, Sérgio Ricardo e Walter Júlio Teis realizaram a abertura do evento, com a participação do Prefeito de Barra do Garças, Dr. Adílson, e do Presidente da Câmara Municipal, Pedro Filho, que falaram em nome dos demais prefeitos e vereadores. Os presidentes da AMM, Neurilan Fraga e UCEMMAT, Bruno Rios, discursaram sobre a importância da capacitação do TCE-MT.

Em transmissão ao vivo, o presidente da Corte de Contas, conselheiro José Carlos Novelli, que não pôde comparecer pessoalmente ao encontro, destacou que vem sendo promovida uma verdadeira guinada no rumo da instituição, que tem se estabelecido como motor da transformação e da melhoria da gestão pública municipal de Mato Grosso.

Ao lado do presidente e do vice-presidente executivo da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiros Cezar Miola e Edilson de Sousa Silva, respectivamente, e dos conselheiros Valter Albano e Gonçalo Domingos de Campos Neto, disse ainda que o sucesso da ação dependerá do envolvimento de todos na parceria com o órgão.

No período da tarde outros dois eventos ocorreram de forma paralela, no mesmo local (Igreja Assembléia de Deus Madureira) o TCE MT reuniu com vereadores do Araguaia no Democracia Ativa, aproximando o órgão fiscalizador do Legislativo. Um dos palestrantes foi o Presidente da Câmara Municipal, Pedro Filho, que falou sobre qualificação de vereadores e a interação com o Tribunal de Contas de MT como forma de fortalecimento democrático. Os vereadores Dr. Neto, Paulo Bento, Secreta Bike e Valdei Pebinha participaram da capacitação.

No Centro Cultural Valdon Varjão, localizado na região do Porto do Baé, as orientações foram direcionadas aos ouvidores das Prefeituras e Câmaras Municipais, no “Ouvidoria para todos”.

Para o supervisor do evento, conselheiro Antônio Joaquim, este é um instrumento que o Tribunal desenvolveu para ajudar os gestores a aumentarem a produtividade e a eficiência no atendimento à população de maneira mais adequada. “Nós estamos em movimento para interagir com todos aqueles que administram a coisa pública, no sentido de capacitá-los sobre a responsabilidade que é contribuir com o destino de cada Município. ”

Abertura do Conexão TCE/MT