Vereador Pedro Filho relata danos causados pelas chuvas no plenário da Câmara

por Deógenes Nogueira publicado 31/01/2022 14h30, última modificação 31/01/2022 14h41
A Casa Legislativa Municipal relatou a necessidade de reparos no plenário, que conta com problemas de vazamento e infiltração

Ascom/CMBG

Recentemente, a Câmara Municipal de Barra do Garças – MT, por meio do presidente do Poder Legislativo Municipal, Pedro Filho (PSD), relatou acerca da necessidade de realização de reparos no plenário, devido danos estruturais causados pelas constantes chuvas nas últimas semanas no município.

Foram relatados problemas com infiltração no teto do plenário, causados pelo sistema inadequado de escoamento de águas de chuvas nos telhados, que danificou partes estruturais do local, como pintura, portas e portais.

De acordo com Pedro Filho, o local já havia recebido reparos em virtude de danos provocados pelas chuvas, no início do segundo semestre de 2021. Porém, com um novo período chuvoso, os vazamentos ainda persistem e, consequentemente, as marcas de infiltrações pelo teto e paredes.

Diante de tal situação, foi solicitado à empresa contratada anteriormente a realização de uma nova inspeção, a fim de fazer os ajustes necessários, em razão da persistência do problema. Constatou-se que, como há uma parte da cobertura do prédio que não possui telhado e é revestida de piso do tipo cimento queimado, que foi danificado pelas intempéries, reparos imediatos precisam ser realizados.

Outro problema percebido são as condições do telhado, que é antigo e desgastado, com muitas telhas quebradas, além de existir vários ‘puxadinhos’ com inúmeras calhas que ligam uma parte da cobertura à outra, o que dificulta a execução de um reparo mais completo.

“O problema é bem maior do que havíamos pensado. Parte da cobertura é feita de cimento queimado, completamente inadequado, e as calhas não conseguem escoar toda a água que a chuva traz, além da existência de vários puxadinhos de telhados, com inúmeras calhas. Fato que faz com que os vazamentos persistam”, complementou o vereador Pedro Filho.

Ainda em 2021, segundo o presidente da Câmara Municipal de Barra do Garças, os vereadores do município decidiram reduzir despesas e adiaram investimentos no parlamento para este novo ano. Desse modo, com o resultado dos danos estruturais recorrentes, ocasionados por inadequações no sistema de drenagem da água das chuvas, certos investimentos se mostram necessários.

“Temos que fazer um investimento. Não sabemos ainda o que será feito, mas será chamado um engenheiro para avaliação do que pode ser executado, para fazer o reparo da cobertura. Este ano temos que tratar dessa importante pauta estrutural”, destacou o chefe da Casa Legislativa Municipal, Pedro Filho.

Lembrando que, no último ano, a Câmara Municipal devolveu mais de R$2.000.000 (dois milhões de reais) para a Prefeitura de Barra do Garças aplicar no município, valor oriundo do saldo remanescente destinado para as despesas da Câmara, referentes ao ano de 2021.

O plenário da Câmara de Barra do Garças é o órgão máximo de deliberação do Poder Legislativo Municipal, onde são realizadas as Sessões Plenárias, nas quais os vereadores se reúnem para discutir e votar os projetos anteriormente analisados por cada comissão.

Todas as sessões do plenário são públicas e qualquer pessoa pode assistir e acompanhar os trabalhos realizados pelos vereadores, tanto no formato presencial quanto virtual, através dos canais de comunicação da Câmara. Portanto, o presidente e os vereadores da Câmara Municipal de Barra do Garças enfatizam a extrema importância da realização de manutenções periódicas e até mesmo reformas na Casa Legislativa, para melhor receber a população barra-garcense.