Vereadora Maria Silvânia se despede em sessão ordinária da Câmara Municipal de Barra do Garças

por Deógenes Nogueira publicado 28/09/2021 20h45, última modificação 28/09/2021 21h11

Em sessão a vereadora Maria Silvania concede Título de Cidadã à Irmã Lúcia

Aconteceu nesta segunda-feira, dia 28, mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de vereadores em Barra do Garças. A sessão assumiu um tom de despedida da vereadora Maria Silvania (PSD) que assumiu o cargo por 30 dias no lugar do vereador Hadeilton Tanner Araújo, conhecido como Guinha (PSD).

A fala da vereadora foi marcada pela gratidão especialmente pela oportunidade de representar as mulheres barra-garcenses. Em um curto período de 30 dias, a vereadora assumiu o desafio na Câmara representando a força feminina na casa de leis, visitando Cuiabá, estando no Senado Federal e percebendo como funciona o trâmite das leis. Também realizou alguns requerimentos e indicações, além de projetos. O curto mandato da vereadora foi coroado com a concessão do título de cidadania à Irmã Lúcia, que mora em Barra do Garças a mais de 16 anos e possui relevantes serviços prestados à comunidade.

Em agradecimento, Irmã Lúcia afirmou que sua finalidade é o desenvolvimento da educação em Barra do Garças, assim como da Pastoral na paróquia em que reside. O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, professor Pedro Filho (PSD) parabenizou a atuação da vereadora na conclusão dos seus 30 dias de mandato, ressaltando a concessão do Título de Cidadã à Irmã Lúcia como uma realização importante da parlamentar, especialmente por considerar a homenageada um baluarte dentro da área da Educação no município.

No plenário, o vereador Jairo Gehm (PRTB) dirigiu sua fala aos profissionais técnicos em radiologia do município. O vereador explicou os riscos a que estes profissionais são submetidos ao trabalharem com material radioativo. Por este motivo, possuem um dos menores tempos de contribuição previdenciária, pois muitas vezes precisam se afastar das atividades por conta do risco de vida inerentes à atividade laboral.

Em Barra do Garças, os profissionais de radiologia do município recebem um salário mínimo e há muitos anos lutam pela implantação do piso salarial nacional que advém da lei federal no 7.394 de 1985, equivalente a dois salários mínimos, acrescidos de 40% de adicional de insalubridade. Por este motivo, o vereador elaborou um requerimento para implementação do piso salarial para esses profissionais.

O vereador Ronair Nunes (PSDB) também discursou em agradecimento ao Senador Jayme Campos (Democratas) pela destinação de uma ementa especial no valor de R $250.000 para o município , além de fazer um agradecimento à empresa Barra Luz pela iluminação do campo de Vila Maria, que em breve será totalmente atendida pelo projeto.

Complementando os agradecimentos da noite, o vereador Dr. Neto (PSB) destacou a presença do vice-prefeito Severino (PSD), que sempre foi um parlamentar exemplar, realizando um nobre trabalho em prol da educação.

Também fez uso da tribuna para falar de algumas ações para solucionar situações problemas latentes no município de Barra do Garças, como a questão da escola Helena Esteves que passa por problemas crônicos relacionados à energia, necessitando com urgência de um transformador a fim de fornecer condições e conforto para os estudantes da região, como a instalação de aparelhos de ar condicionado.

Confira a Matéria