Vereadores aprovam criação e denominação de Centro Municipal de Educação no Jardim Araguaia

por Deógenes Nogueira publicado 03/03/2022 16h40, última modificação 03/03/2022 16h39
A unidade educacional, que era de responsabilidade estadual, foi repassada ao município de Barra do Garças

Ascom/CMBG

Foi dada abertura, na noite desta quarta-feira (2), à 46ª Sessão Legislativa no Plenário da Câmara Municipal “Vereador Manoel Brito Pereira”, da Câmara de Vereadores de Barra do Garças. A sessão foi realizada de maneira presencial e transmitida através do YouTube e das redes sociais da Câmara.

Na referida sessão, foram discutidos diversos projetos de lei, enviados para e pela Casa Legislativa Municipal e anteriormente analisados por cada comissão, postos no Plenário Municipal da Câmara para deliberação e votação entre os vereadores, responsáveis por representarem os interesses da população barra-garcense, fiscalizando o Poder Executivo Municipal.

Entre os projetos de lei apresentados para apreciação, discussão e votação, ressaltamos a aprovação do Projeto de Lei nº 017/2022, de autoria do Poder Executivo Municipal, que tem por finalidade a criação e denominação do Centro Municipal de Educação Básica Jardim Araguaia, localizado no Bairro Jardim Araguaia, popularmente conhecido como Cohab.

O Centro de Educação Básica, que anteriormente estava sob a responsabilidade do Estado de Mato Grosso, recentemente foi repassado ao município, que justificou a criação de um Centro Educacional no local devido a quantidade de estudantes da Educação Básica que vem sendo atendidas na região dos Bairros Jardim Pitaluga, Serrinha, Santo Antônio e até o mesmo o próprio Bairro Jardim Araguaia.

De modo que a região do Grande Santo Antônio já conta com dois Centros Municipais de Educação Básica, Francisco Antônio Marcucci e Elizabeth Sanchez Lacerda, ambos funcionando com número de estudantes acima e/ou dentro do limite de capacidade de atendimento por sala de aula, se faz necessária a criação do Centro Municipal de Educação Básica no Bairro Jardim Araguaia.

Anteriormente denominada Escola Estadual de Ensino Fundamental Jardim Araguaia, mesmo com a municipalização da instituição será mantida a modalidade de Educação Básica oferecida no local, bem como a nomeação Jardim Araguaia, alusiva ao nome do bairro onde está situado o Centro Educacional.

A decisão de manutenção ao nome Jardim Araguaia para a escola, agora municipalizada, foi solicitada pelos moradores do bairro à Secretaria Municipal de Educação, a partir de Assembleia por moradores da região, com aprovação por unanimidade votos.

A justificativa para a manter o nome representa a extensão do que o bairro significa para os moradores e da instituição de ensino como a continuidade da família, além de ser um importante ponto de referência espacial para os moradores da região, bem como utilizada como local de referência para ações como votação, encontros, campanhas de vacinação e celebrações.

De acordo com a equipe da Secretaria Municipal de Educação, o nome Jardim Araguaia se faz presente na memória afetiva dos moradores da região e regiões adjacentes, dada a importância pela manutenção de seu nome.

Resumo da Sessão