Vereadores Aprovam o Programa "Paz nas Escolas" e Fortalecem Vínculos com Alunos de Direito

por Deógenes Nogueira publicado 14/09/2023 15h59, última modificação 14/09/2023 15h59
O presidente da Casa Legislativa, vereador Zé Gota (PSDB), enfatizou que a instituição está à disposição dos alunos

Na última sessão ordinária, realizada nesta segunda-feira (11), os vereadores de Barra do Garças deram seu aval ao Projeto de Lei nº 094/2023, que institui o Programa "Paz nas Escolas". Esse programa tem como objetivo principal promover a cultura da paz e estimular o diálogo no ambiente escolar. Vale ressaltar que essa iniciativa é resultado de uma parceria entre o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, por meio do Núcleo Gestor de Justiça Restaurativa (NugJur), e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Barra do Garças.

Este projeto foi proposto pelo Executivo Municipal e reflete o compromisso da cidade com a construção de um ambiente educacional mais harmonioso e propício ao desenvolvimento integral dos estudantes. Durante a 113ª sessão, destacou-se a presença de professoras e alunos do curso de Direito da Unicathedral, que participaram de uma aula técnica. A professora Vanessa enfatizou a importância dessa oportunidade, permitindo que os alunos vivenciem na prática o funcionamento de uma sessão legislativa e a formação de comissões.

"Nosso objetivo é unir a teoria à prática, proporcionando uma compreensão mais completa do processo legislativo. Enquanto ensinamos a teoria na universidade, aqui eles aprendem na prática. Posteriormente, eles elaborarão um relatório, destacando o trabalho da procuradoria jurídica, que emite parecer sobre os projetos debatidos na sessão", explicou a professora Vanessa Moreira.

O presidente da Casa Legislativa, vereador Zé Gota (PSDB), ressaltou o compromisso da instituição com a educação e o diálogo democrático. "Ficamos muito satisfeitos em receber os alunos para um debate democrático sobre o direito constitucional. É com muito orgulho e prazer que acolhemos os alunos e as professoras, estaremos sempre disponíveis para a sociedade", afirmou.

Além da aprovação do Programa "Paz nas Escolas", os vereadores também deram o aval ao Projeto de Lei nº 092 do Poder Executivo, autorizando o repasse de recursos financeiros para o Sindicato Rural, a fim de viabilizar a realização da Expoleste 2023. É importante destacar que, no domingo, 17 de setembro, o evento terá portões abertos, e haverá uma arrecadação de alimentos que serão distribuídos às famílias carentes, reforçando o compromisso social do município.

Durante a sessão, os vereadores aprovaram 40 indicações, 6 moções e 2 requerimentos, evidenciando a agenda legislativa produtiva em prol da comunidade. As sessões ordinárias ocorrem todas as segundas-feiras e são transmitidas ao vivo no canal da Câmara Municipal no YouTube. A participação ativa dos cidadãos é fundamental para uma gestão transparente e representativa.