Vereadores de Barra do Garças aprovam projeto que institui PISO para profissionais da enfermagem

por Deógenes Nogueira publicado 05/09/2023 18h15, última modificação 06/09/2023 15h15
A assistente social Joice Campos assumiu temporariamente uma cadeira no legislativo

Durante a sessão realizada nesta segunda-feira (04), os vereadores da Câmara Municipal de Barra do Garças aprovaram um importante projeto de lei que visa a implementação do PISO salarial para os profissionais da enfermagem. O projeto, de autoria do executivo municipal, apresenta uma proposta que autoriza o complemento do piso salarial dos profissionais da área, em conformidade com a Lei Federal Nº 14.434/2022, que estabelece o piso salarial nacional para os profissionais da enfermagem. Essa iniciativa destaca a relevância do reconhecimento e da valorização desses trabalhadores, especialmente no contexto da pandemia da COVID-19, onde desempenharam um papel fundamental na área da saúde. 

 O Presidente da Câmara, vereador Zé Gota (PSDB), destacou a importância do projeto: "Nada mais justo que seja pago o PISO a esses profissionais que estão na linha de frente, como foi na época da Covid. 

O presidente também destacou a importância da mobilização dos servidores junto ao prefeito e ao parlamento. "Os enfermeiros, técnicos e auxiliares nos procuraram na sexta-feira passada, conversamos, debatemos e montamos uma comissão para dialogar com o prefeito". Cerca de vinte servidores da saúde participaram da sessão. 

Representatividade Feminina


Além disso, durante a mesma sessão, a assistente social Joice Campos assumiu temporariamente uma cadeira no legislativo, permanecendo no cargo por 30 dias, em substituição ao vereador Pedro Filho (PSD). A assistente social foi conduzida ao plenário pelos vereadores Jairo Marques (Republicanos) e Guinha (PSD). Em seu juramento, Joice Campos assumiu oficialmente o cargo de vereadora. 

 "Agradeço ao Pedro Filho, assim como aos suplentes que abriram espaço para que eu pudesse assumir esta cadeira, que pretendo honrar com ações voltadas para as mulheres, que agora têm uma representatividade renovada, e para toda a população de Barra do Garças. Sinto-me muito honrada neste momento", destacou Joice Campos.

 Durante a sessão, o vereador Jaime Rodrigues (PSB) entregou uma moção de aplauso ao prefeito de General Carneiro, Marcelo Aquino, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido naquele município. "Sou natural de Barra do Garças e passei toda a minha infância em General Carneiro. Fico muito feliz em ver o progresso desta cidade, com muitos investimentos. Quero destacar o programa 'Poeira Zero', que está asfaltando todas as ruas da cidade e do Distrito de Paredão", disse Jaime. Marcelo Aquino agradeceu e ressaltou a importância da união do Araguaia para o desenvolvimento. 

 Homenagem Póstuma

Ao final da sessão, os vereadores prestaram uma homenagem com um minuto de silêncio pelo falecimento de Luiz Alberto, que foi servidor da Câmara Municipal de Barra do Garças de 1982 a 2021.