Vereadores de Barra do Garças comemoram Dia do Parlamento e Dia dos Trabalhadores

por Deógenes Nogueira publicado 05/05/2021 13h51, última modificação 05/05/2021 13h51

Na noite de 03 de Maio deste ano, se deu mais uma sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores do município de Barra do Garças.

Em comemoração ao Dia do Parlamento, comemorado na data em que ocorreu a sessão, a sessão foi iniciada com a leitura de um texto de homenagem. O Dia do Parlamento foi estabelecido pela Lei 6.230, de 27 de julho de 1975. A data foi destinada para comemorar a instalação da Primeira Assembleia Constituinte e da criação do Poder Legislativo no Brasil, em 1824.

O grande expediente foi aberto com o ilustre vereador Paulo Bento, que alertou para a situação de uma aldeia indígena que está inacessível por conta de uma ponte danificada. A previsão para reparação do problema ficou estabelecida no dia 05 de Maio.

O Vereador Jairo Gehm discursou a respeito da compensação financeira que é assegurada por lei para familiares dos trabalhadores da área de saúde que vierem a falecer no exercício da função ou que tiverem algum tipo de impedimento físico de dar continuidade ao seu trabalho. O vereador destacou que tal lei vem desacompanhada dos procedimentos para efetuar tal compensação, solicitando assim ao congresso instruções para sua efetivação.

O discurso do presidente da casa, Pedro Filho, foi emocionante e com muitos pontos de gratidão. Iniciou agradecendo pela oportunidade de comemorar o Dia do Parlamento e ressaltou a importância da Câmara, que é tão importante para a cidade.

Além disso, destacou o Dia do Trabalhador, comemorado em 1 de Maio. Ressaltou que as ações para mediar ou resolver o problema da pandemia tem sido tomada por cada um dos 15 vereadores da câmara de vereadores de Barra do Garças e que eles vem trabalhando incansavelmente para realizar as correções devidas, especialmente com relação ao trabalho.

Em discurso, o presidente relembrou as muitas vidas perdidas pela Covid-19 no município de Barra do Garças e em todo país, onde já atingiu a triste marca de 412 mil mortes até o momento. Com relação às políticas de combate a este mal tão terrível, a câmara já autorizou mais de 1 milhão de reais em créditos para estas políticas e já efetuou a devolução de valor superior a 100.000 reais em economias para os cofres públicos, priorizando o bem estar das pessoas e consequentemente o reaquecimento da economia.

É muito importante que a sociedade permaneça sendo participativa nas decisões do poder público, assim como também é fundamental o empenho dos legisladores com o objetivo único de alinhar com a população projetos que beneficiem o coletivo.

Foi anunciada também a criação de grupos de estudo entre os presidentes das Câmaras dos Municípios de Barra do Garças, Aragarças e Pontal do Araguaia, para reunir ideias colaborando nas tratativas de temas comuns às três cidades vizinhas.

Esta iniciativa visa interferir com ideias para contribuir com o progresso da região. O presidente destacou ainda a vontade do poder público em oferecer melhores salários aos servidores municipais, mas enfrentam imposições de normas que ainda dificultam este processo. Porém, afirmou que todos os vereadores permanecem lutando por essas conquistas.

Em seguida, o vereador Dr. Neto discursou a respeito da maneira como as empresas de transporte estão enfrentando esse período de crise, com relação ao aumento dos valores de combustível e outros.

O vereador também ressaltou a questão da educação nos distritos da cidade, relatando a situação de pessoas que moram em fazendas, chácaras e locais remotos da cidade e não conseguem recolher as atividades nas instituições educacionais.

Por fim, foram criadas duas comissões especiais para fiscalização da atuação do executivo. Uma delas é sobre a regularização fundiária e a outra sobre o plano diretor.