Vereadores conseguem mais R$ 1,5 milhão para reforma do Pronto Socorro Municipal

por Deógenes Nogueira publicado 15/05/2022 23h35, última modificação 16/05/2022 12h22
A destinação do recurso tem a finalidade de viabilizar a implantação do Curso de Medicina no município

Ascom/CMBG

Nesta última quarta-feira (11), os vereadores da Câmara Municipal de Barra do Garças estiveram na capital do estado mato-grossense, Cuiabá, em busca de recursos para o município. Estavam presentes os vereadores Pedro Filho (PSD), Jairo Gehm (PRTB), Jairo Marques (Republicanos), Ronair Nunes (PSDB), Dr. Florizan (PROS), Dr. Neto (PSB), Guinha (PSD), José Maria (DEM), Paulo Bento (PL), Carpegiane Gonzaga (PSB) e Zé Gota (PSDB).

Representando os munícipes barra-garcenses, os vereadores foram até a cidade cuiabana, juntamente com o prefeito municipal, Adilson Gonçalves (PSD), e se reuniram com os deputados estaduais Max Russi (PSB) e Nininho (PSD), além do atual gestor do estado de Mato Grosso, o governador Mauro Mendes (DEM), para solicitarem mais investimentos em Barra do Garças, em especial no setor municipal de saúde.

Na ocasião, o governador anunciou a liberação imediata de mais recursos destinados para a reforma e ampliação do Hospital e Pronto Socorro Municipal Milton Pessoa Morbeck. Desta vez, Mauro Mendes garantiu o encaminhamento de mais R$ 1,5 milhões para o município barra-garcense, além dos R$ 6 milhões que já estavam previstos para serem investidos na referida unidade de saúde pública municipal.

Após a reunião com os parlamentares e o anúncio de encaminhamento de mais recursos para o município, o presidente da Câmara Municipal de Barra do Garças, Pedro Filho, agradeceu a todos os seus colegas vereadores que puderam estar presentes na ocasião, lutando e trabalhando em prol de melhorias para a população de Barra do Garças.

O vereador também fez questão de estender seus agradecimentos às demais autoridades políticas que têm auxiliado o município: “agradecer a todos esses homens públicos que tem o olhar voltado para a saúde, voltado para o estado de Mato Grosso, nesse caso especial, com Barra do Garças e toda a região do Araguaia”.

Tais investimentos voltados para a reforma e ampliação do hospital público, contribuirão fortemente para o processo de implantação do Curso de Medicina no município de Barra do Garças pelo Centro Universitário do Vale do Araguaia (UNIVAR).

No final do último mês (abril), foi aprovado, por unanimidade de votos entre os vereados da Câmara Municipal de Barra do Garças, o Projeto de Lei nº 045/2022, que autoriza o Poder Executivo Municipal a firmar o convênio de cooperação técnica com o UNIVAR para ações que auxiliem na implementação do Curso de Graduação em Medicina no município.

O PL, em questão, tem o objetivo de viabilizar ações conjuntas para a realização de melhorias na infraestrutura física e de gestão não somente do Pronto Socorro Municipal, mas também de outros espaços de fornecimento de atendimento à saúde pública de Barra do Garças, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e as Unidades Básicas de Saúde (UPA’s) do município.

Além dos vereadores e do prefeito municipal, o Reitor do Centro Universitário do Vale do Araguaia, Marcelo Soler, também esteve presente durante a reunião com as demais autoridades políticas, realizada nesta última semana na cidade de Cuiabá, e comemorou essa grande conquista ao lado dos atuais representantes do município.

Recentemente, o UNIVAR conseguiu uma decisão judicial para protocolar o requerimento de abertura do Curso de Medicina em Barra do Garças. Portanto, para a implantação do Curso de Graduação, o Centro Universitário e o município precisam oferecer condições necessárias, que devem ser avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Com essa parceria firmada com o Poder Público Municipal, além da conquista de mais recursos destinados para o setor municipal de saúde, a abertura do Curso de Graduação em Medicina em solo barra-garcense pode estar cada vez mais próxima e faz parte de um projeto que beneficiará, significativamente, diversos setores de toda a região do Vale do Araguaia.

“Barra do Garças hoje já é polo de educação. São várias instituições de Ensino Superior. Nós temos também cursos à distância e, agora com o Curso de Medicina, consolida esse polo que Barra do Garças tem sido para toda a região do Araguaia”, destacou o vereador e professor Pedro Filho.