Vereadores debatem aglomeração no Porto de Baé em Barra do Garças

por Deógenes Nogueira publicado 14/09/2021 22h10, última modificação 14/09/2021 22h09
Com a vacinação, a quantidade de banhistas no rio tem crescido demasiadamente
Vereadores debatem aglomeração no Porto de Baé em Barra do Garças

Mesa Diretora, Sessão Legislativa 13/09/2021

Aconteceu, nesta segunda-feira, 13, a sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Barra do Garças, onde foram discutidos assuntos concernentes aos interesses da população barra-garcense. A participação dos munícipes se deu através da transmissão ao vivo nas redes sociais da Câmara e Youtube.

O vereador Jairo Gehm (PRTB) discursou em nome da secretaria de saúde do município, respondendo às críticas recebidas pela decisão de modificar o posto de vacinação contra a Covid-19 para as Unidades Básicas de Saúde. Antes, a distribuição de vacinas estava acontecendo na Feira Coberta e na Escola Delice Farias.

A mudança ocorreu devido às especificidades exigidas pela fabricante da vacina Pfizer, que deve ser mantida em baixas temperaturas, não podendo ser aplicada em ambientes abertos. As UBS, portanto, são os locais mais adequados pois possuem sistema de ar condicionado. O vereador mencionou também a falta a nível nacional da vacina Astrazeneca.

Um aspecto importante relacionado ao lazer da população barra-garcense foi trazido por Dr. Neto (PSB), que tem observado movimento crescente na localidade do Porto Baé, devido ao calor excessivo na região.

O vereador pontuou que é compreensível que os cidadãos estejam buscando lazer refrescante no rio, uma vez que a temporada de praia, que acontece entre os meses de Junho e Julho, não foi vivenciada pelos cidadãos devido à pandemia da Covid-19. No entanto, com a vacinação, a quantidade de banhistas no rio tem crescido demasiadamente, sem o estabelecimento de medidas de proteção com relação às embarcações.

O Dr. Neto considera necessário realizar uma discussão ampla com os empresários do local, bombeiros e câmara municipal para organizar a situação de superlotação no rio, que será levada ao prefeito em reunião, para delimitar a área de banho e a área de circulação de embarcações.

O vereador Dr. Neto também mencionou a reunião com o diretor superintendente do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) com o intuito de solicitar a retirada dos radares no centro da cidade que estão ocasionando excesso de multas.

Sobre este tema, o vereador afirmou que a questão da municipalização do trânsito deve ser discutida para sanar algumas demandas trazidas pela população, tais como passarelas e rotatórias.

Com pouco tempo na função, a Vereadora Maria Silvania (PSD) esteve em Cuiabá para visitar parlamentares com o objetivo de aprender as possibilidades de ação em benefício do município de Barra do Garças.

Maria Silvânia esteve também com a primeira dama Virgínia Mendes, que apresentou diversos projetos sociais, especialmente no tocante à questão da população indígena. A vereadora ressaltou a força da mulher na política brasileira, que vem atuando de maneira cada vez mais relevante em prol do bem estar da população.

A parlamentar também realizou a indicação de dois projetos. Um deles para a implementação de uma passarela que vai da IFMT até a BR 070 para a segurança dos transeuntes e ciclistas da região.

Também fez a indicação de uma emenda parlamentar à Deputada Federal Roseneide que havia sido destinada para solicitar a reforma da Escola Francisco Dourado, que será desativada. Tal emenda será destinada, portanto, para a compra de um ônibus escolar e computadores. Além disso, apresentou o título de cidadã barra-garcense da irmã Lúcia de Sales Gonçalves, professora da região que tem prestado relevantes serviços ao município.

Após cumprimentar a todos e parabenizar o pastor Gezaine, presidente da Amazônia Legal e responsável pela casa terapêutica Maria Madalena, o vereador Secreta Bike (PSB) mencionou a conquista de duas emendas de recursos para Barra do Garças, sendo uma delas destinada para a compra de poltronas para acompanhantes do Pronto Socorro da cidade e a outra para compra de utensílios para a casa de reabilitação de mulheres Maria Madalena.

O vereador José Maria (DEM) falou sobre o Projeto de Lei 012 que dispõe sobre o resgate, captura de abelhas nativas visando a proteção dos munícipes. Há um ponto relacionado à saúde pública: por conta das queimadas, os enxames têm se debandado para a cidade, colocando em perigo a vida das pessoas. É preciso que os proprietários de terras da região tenham o cuidado ao colocar fogo em suas fazendas para não provocar acidentes envolvendo picada de abelha.

Além disso, há a questão da conservação da espécie e sustentabilidade do meio ambiente, uma vez que a Abelha Europa é considerada um dos maiores polinizadores da natureza. Estas abelhas têm função primordial para que tenhamos o alimento na mesa, porque elas contribuem com a fauna e flora da região