Vereadores discutem medidas para melhoria da saúde em Barra do Garças

por Deógenes Nogueira publicado 26/04/2021 23h10, última modificação 27/04/2021 10h31

Na noite desta segunda-feira, 26, aconteceu a sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Barra do Garças. Os temas discutidos foram, predominantemente, questões relacionadas à saúde do município e prestação de contas.

O vereador Dr. Jaime (MDB) usou o seu tempo de fala para ressaltar a urgência na aprovação da indicação encaminhada à Câmara do aumento ou recomposição salarial de funcionários da prefeitura, destacando que os vereadores, enquanto representantes populares, precisam pleitear por melhorias contínuas nos salários desses servidores.

O vereador fez questão de lembrar da carta de compromisso assinada pelo prefeito da cidade que acorda tal aumento ou recomposição, no sentido de que o cumprimento da promessa ocorra o mais breve possível.

Mencionou também a questão da distribuição das cestas básicas destinadas às pessoas que foram atingidas pelo decreto estadual que determinou o fechamento de comércios noturnos nas últimas semanas. Além das cestas arrecadadas pelo projeto Barra Solidária, também serão distribuídas cestas provenientes do Ministério da Cidadania, através de cadastro das famílias.

O vereador Pebinha (MDB) relatou, em detalhes, a situação de postos médicos e pronto-socorros que visitou esta semana, através de um relatório extremamente minucioso. Nele consta que a maioria desses postos não conta com recursos como cadeiras de dentista e equipamentos de proteção individual para os profissionais que lá atuam.

Deste modo, muitos dentistas acabam precisando realizar atendimento emergencial, somente com medicamentos, uma vez que os recursos para exames e consultas são escassos.

Com parte na fala do vereador Pebinha, o vereador Dr. Florizan (PROS) informou aos cidadãos e nobres colegas presentes sobre a reunião que a Comissão do Covid-19 da casa realizou com o intuito de analisar estratégias para o combate à crise. Ressaltou ainda que a comissão irá se reunir com o prefeito da cidade para definição de novos protocolos.

Com isso, o vereador Dr. Neto (PSB) parabenizou a atuação dos colegas e ratificou as informações do vereador Pebinha, destacando a precariedade nos demais setores da saúde do município de Barra do Garças.

Dentre os aspectos mais preocupantes, o Dr. Neto ressaltou a falta de profissionais da saúde na cidade, em especial médicos. Corroborando com a fala do vereador Dr. Neto, Jairo Gehm (PRTB) também discursou a respeito da saúde no município, relatando situação vivenciada por ele mesmo em visita às UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) da cidade.

Os vereadores estão concentrando todos os seus esforços para vencer a guerra contra o Covid-19, que assola todo o país, buscando protocolos que proporcionem saúde, crescimento econômico e estabilidade para a população.

Por fim, o vereador Paulo Bento (PL) elaborou uma apresentação sobre a utilização do portal da transparência, mantendo o compromisso da Câmara com a prestação de contas e o acompanhamento das contribuições e gastos do município.

É assim que esta gestão vem realizando seu trabalho. Com muito respeito ao contribuinte, aos direitos de todos os cidadãos e, sobretudo, amor pela vida em Barra do Garças.