Vice-presidente Zé Gota recebe representantes do MORHAN

por Deógenes Nogueira publicado 30/08/2021 16h56, última modificação 30/08/2021 16h56

O vice-presidente vereador Zé Gota (PSDB) recebeu na Câmara Municipal o representante do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN), Marcos Vinícius Costa Santos e o voluntário Elias Marcelino da Rocha, Mestre em Ciências da Saúde, para discutir políticas públicas eficazes para o enfrentamento da Hanseníase através da educação, saúde e orientação da população.

O MORHAN é um movimento social sem fins lucrativos, fundado em 1981, que tem como objetivo a garantia dos direitos humanos e à cidadania de familiares e pessoas portadores da Hanseníase. Trata-se de um movimento de alcance nacional que tem núcleos operando em todos os Estados, sendo o núcleo do Mato Grosso alocado em Barra do Garças.

A reunião aconteceu com o intuito de apresentar para a Câmara de Vereadores o estatuto municipal do movimento, além de todas as atividades desenvolvidas. Entre elas está a Missão de Segurança Alimentar que atendeu 45 famílias, oferecendo kits de higiene e cesta básica durante 4 meses, totalizando 180 cestas básicas.

A ideia é contar com o apoio da Câmara Municipal e da população barra-garcense na ampliação dessa Missão para mais famílias, além de promover o Dia da Conscientização sobre a Hanseníase no município.

É importante lembrar que a Hanseníase deve ser tratada na esfera da saúde pública, para que sejam garantidos os direitos das pessoas portadoras de Hanseníase e seus familiares, inclusive através da judicialização e indenização de filhos e parentes que foram afastados dos seus familiares nas décadas de 80 e 90 devido o internamento compulsório, metodologia abordada naquele período.

Hoje, o MORHAN busca o reconhecimento como movimento pelos seus notáveis serviços prestados à comunidade e conta com o apoio da Câmara Municipal, que os recebeu com toda a deferência e carinho que esta causa merece. Foi realizado novo agendamento para discutir um plano de ação para a atuação do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase em Barra do Garças.