Ouvidoria
Ouvidoria: O que é?
Instância para possibilitar a participação dos cidadãos e aprimorar o controle social sobre as instituições públicas.
Ouvidoria da Câmara Municipal de Barra do Garças:
A Ouvidoria da Câmara Municipal de Barra do Garças foi criada pela Lei Municipal n° 3.381 de 09 de maio de 2013 e está vinculada ao Gabinete do Presidente, com subordinação direta à Coordenação de Controle Interno, na falta de servidor designado para Coordenação de Controle Interno, será subordinada à autoridade máxima, Presidente da Câmara Municipal de Barra do Garças-MT.
A Ouvidoria deve ser compreendida como sendo uma Instituição que auxilia o cidadão em suas relações com o município. Ouvidoria é a voz do cidadão no Parlamento Municipal, defendendo seus direitos constitucionais e fiscalizando a qualidade dos serviços prestados por órgãos públicos.
Funções da Ouvidoria:
Tem como principal objetivo assegurar, de modo permanente e eficaz, a preservação dos princípios de legalidade, moralidade e eficiência dos atos dos agentes da Câmara Municipal de Barra do Garças. A Ouvidoria será o canal de comunicação direta entre a sociedade e a Câmara Municipal, recebendo manifestações através dos canais de atendimento convencionais.
Quando usar a Ouvidoria?
A Ouvidoria poderá ser acessada para o encaminhamento de sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias de modo a estimular a participação do cidadão no controle e avaliação dos serviços prestados na gestão dos recursos públicos.
Tipos de Manifestação:
- SUGESTÃO: proposição de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de políticas e serviços prestados pela Câmara Municipal;
- ELOGIO: demonstração ou reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido;
- SOLICITAÇÃO: requerimento de adoção de providência por parte da Câmara Municipal;
- RECLAMAÇÃO: demonstração de insatisfação relativa a serviços legislativos e administrativos da Câmara Municipal;
- DENÚNCIA: comunicação de prática de ilegalidades, atos de improbidade administrativa, abuso de poder.
Informação é Lei!
Para que a denúncia, após recebida, tenha a resposta encaminhada ao usuário/cidadão, verifique os seguintes requisitos:
- Identifique-se com nome completo, e-mail, número de telefone e CPF;
- Assinale se preferir manter identidade anônima ou não;
- Descreva com clareza, as denúncias, reclamações, sugestões, elogios e pedidos de informação. Com relação a denúncias e reclamações, tenha provas que permitam uma apuração mais rápida dos fatos;
- Após receber a denúncia, reclamação ou sugestão, encaminhamos as unidades administrativas competentes, onde solicitamos uma resposta o mais breve possível, para encaminhar ao usuário/cidadão.
Meios de Acesso e Disponibilidade:
A Ouvidoria da Câmara Municipal poderá ser acessada por meio dos seguintes canais:
- Internet: Mediante cadastro e registro de manifestação no canal Fala.BR no banner “Ouvidoria/Fala.Br” do site institucional “www.barradogarcas.mt.leg.br”
- E-mail: ouvidoria@barradogarcas.mt.leg.br
- Presencial: Segunda a sexta-feira, das 12:00h às 18:00h, no térreo, na sede da instituição
- Telefone: Segunda a sexta-feira, das 12:00h às 18:00h, por meio do número 0800 642 6811 (WhatsApp) ou (66) 3401-2484 (recepção)
- Correspondência: Ouvidoria da Câmara Municipal. Endereço: Rua Mato Grosso, n° 617 – Centro, Barra do Garças-MT, CEP: 78.600-023